Distribuição

Distribuição Moderna romena atingirá quota de 50% em 2010

Por a 11 de Julho de 2008 as 2:00

carrefour.jpg

Ao falar numa conferência recente, Andreaa Mihai, marketing managar do Carrefour Roménia, admitiu que a quota de mercado da distribuição moderna na globalidade do retalho romeno deverá atingir os 50% em 2010, sendo que no final de 2007 detinha 37%.

Em Bucareste, a distribuição moderna já detém cerca de 70% do mercado do retalho, salientou Mihai. “Em 2008, o panorama é composto por 74 hipermercado, 88 supermercados, 152 lojas discount e 40 cash&carries. As cadeias irão continuar a crescer em 2008 para zonas com menor poder de compra, fazendo com que o retorno financeiro por metro quadrado, em 2008, registe uma redução. Em 2007, o volume de negócios do Carrefour por metro quadrado, ascendia a 9.700 euros”, referiu Mihai.

De acordo com o responsável da operação do Segundo maior retalhista mundial, as vendas do Carrefour totalizaram mil milhões de euros no final de 2007, registando-se no exercício a aquisição da cadeia Artima. “Este ano iremos alterar a imagem e 21 lojas Artima, ao mesmo tempo que definimos um plano de expansão para a cadeia. Estamos abertos a uma expansão directa, através de lojas próprias, bem como aquisições. Além disso, estamos a ponderar a possibilidade de entrarmos no sector discount, mas neste momento os nossos planos estão focados nos segmentos hiper e supermercados”, sublinhou Andreaa Mihai.

Segundo o responsável romeno do retalhista gaulês, os retalhistas enfrentam problemas como o aumento dos terrenos, desenvolvimento de todo o tipo de operações, aumentos salariais e migração laboral. “Estamos a confrontar-nos com sérios problemas no que diz respeito aos recursos humanos, particularmente em Bucareste”, admitiu Mihai.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *