Distribuição

Retalhista britânicos consideram e-commerce como grande oportunidade

Por a 10 de Julho de 2008 as 2:00

Online
As cadeias retalhistas britânicas estão à frente dos seus demais concorrentes europeus no que diz respeito ao aproveitamento do e-commerce e estão bem posicionados para competir pela fidelidade dos consumidores/clientes relativamente a outros mercado europeus, revelou Tony Stockil, CEO da consultora britânica Javelin Group.

Depois da Amazon e eBay, os líderes do e-commerce no Reino Unido são na sua maioria cadeia retalhistas, salientou Stockil na conferência The Future of Retail, realizada em Londres. Na Alemanha, a tendência vai para as vendas por catálogo. Em Espanha, por sua vez, muito atrás do mercado retalhista do Norte, são poucos os operadores do sector do retalho, excepção feita ao Top 5, que investiram significativamente no e-commerce.

O responsável pelo estudo referiu ainda que a estrutura detentora do capital do grupo poderá ser um dos pontos porque os operadores continentais têm sido mais vagarosos em investir no online. Na Alemanha, por exemplo, alguns grandes retalhistas adoptam o sistema franchising, avançando que uma forte loja central na web poderia competir com as lojas detidas pelos franchisados. No Reino Unido, as cadeias retalhistas são, na sua maioria, detentoras das próprias lojas, eliminando assim possíveis conflitos.

De referir que, segundo o estudo, as compras online por lar anuais no Reino Unido irão passar das actuais 1.298 libras (cerca de 1.630 euros) para 2.840 libras (ligeiramente acima dos 3.570 euros) em 2012. Em comparação, na Alemanha, as compras online por lar rondam actualmente os 870 euros anuais, estimando-se que alcancem os 1.535 euros em 2012. Já em França, as estimativas referem que dos actuais 840 euros se chegue aos 1.470 euros em 2012.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *