Distribuição

Marcas próprias ganham respeito dos consumidores

Por a 10 de Julho de 2008 as 2:00

centromarcaOs preços das marcas próprias, em Espanha, é entre 18,4% a 42,9% inferior aos das marcas de fabricante, em função da cadeia de supermercados ou hipermercados nos quais se realiza a compra, de acordo com uma investigação realizada por um grupo de professores da Universidade Complutense de Madrid.

O estudo, publicado na edição de Julho da revista Distribuição e Consumo, da empresa Mercasa, revela que, em 2007, o diferencial médio de preços entre as marcas líderes e as marcas brancas situou-se em cerca de 40%.

No que se refere à avaliação feita aos produtos de marca própria, pelos consumidores, verificou-se que em primeiro lugar estes dão importância ao preço (69,8%) e só depois à qualidade (67,6%). No entanto, a diferença é pouca o que demonstra que a qualidade é um factor cada vez mais importante.

A investigação decorreu entre 26 de Novembro e 10 de Dezembro e contou com as respostas a dois questionários feitos em 300 estabelecimentos de 10 cadeias, da área metropolitana de Madrid, tendo como referência o preço líder de cada categoria das marcas fabricantes.

“Surgiu um enorme grupo de consumidores habituais da marca própria que causaram um profundo impacto no futuro do mercado retalhista” sublinham os especialistas, responsáveis pelo estudo, que referem ainda que os consumidores já começaram a considerar que este tipo de produtos tem a mesma qualidade das marcas dos fabricantes.

Os especialistas afirmam ainda que “as marcas brancas aportam valor ao produto através da sua qualidade, controlo e inovação, deixando a imagem única de preço baixo”. Está-se a alterar a percepção dos consumidores face a estes produtos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *