FMCG Marcas

PAC em cima da mesa da nova presidência da UE

Por a 4 de Julho de 2008 as 2:00

UE decide sobre publicidade comparativa

A nova presidência da UE, chefiada pela França, tem como um dos principais temas de destaque as questões da PAC. Os 27 já começaram a acelerar as negociações da Política Agrícola Comum com vista a remata-la antes que termine o semestre. O objectivo é chegar a um acordo no Conselho de Agricultura de Novembro.

“A agricultura deve cumprir vários objectivos: garantir a segurança alimentar, preservar os territórios e combater as mudanças de clima”, segundo expressaram os representantes do ministério da Agricultura gaulês, num seminário celebrado em Bruxelas.

A presidência arranca com uma conferência em Bruxelas, que se realizará na próxima quinta, e que vai-se debruçar sobre o desafio da agricultura, de forma a resolver a crise alimentar. Na ocasião estarão presentes especialistas mundiais como Pascal Lamy (OMC), Jaques Diouf (FAO) e ainda associações dos quatro continentes.

A Comissão Europeia (CE) propôs para a PAC medidas como cortes nas ajudas directas, com vista a potenciar outras políticas rurais, o aumento das quotas leiteiras, de forma a suprimi-las em 2015, assim como separar ao máximo possível os subsídios dos volumes produzidos.

O o ministro francês, Michael Barnier, espera inclusive debater o futuro da PAC após 2013, uma vez terminado o período orçamentário da UE. Outro dos assuntos que farão parte da agenda do Conselho Agrícola,a para este semestre, serão as propostas, que ainda estão por apresentar, para fomentar o consumo de fruta e verduras nas escolas e a revisão dos programas para a doação de alimentos às classes mais desfavorecidas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *