FMCG Marcas

Oliveira da Serra aposta na azeitona

Por a 4 de Julho de 2008 as 2:00

sovena.jpgFaz azeite há 40 anos e agora decidiu abraçar o sector das azeitonas. A mais recente aposta de Oliveira da Serra ambiciona vender 150 toneladas até ao final do ano.

É “um grande salto” para uma marca que se dedica apenas à produção e comercialização de azeite há quatro décadas, considera Duarte Roquette, gestor de Oliveira da Serra, apesar de parecer uma aposta “natural”. A intenção é preencher uma lacuna do mercado e construir uma “marca forte de azeitonas na cabeça do consumidor, num sector que regista “enorme potencial de crescimento”, até porque o sector das azeitonas a granel está a perder força. “A distribuição têm vindo a abandonar esta prática por questões de higiene”.

Segundo um estudo que a marca da Sovena levou a cabo antes de abraçar o desafio, há dois tipos de consumidor de azeitonas: os que detestam e aqueles que adoram “perdidamente, como uma criança gosta de batatas fritas”. O problema é que o sector enfrenta uma série de “mitos urbanos” que “não correspondem à realidade”, como por exemplo, “as azeitonas têm colesterol” ou “fazem borbulhas”.
Desta forma, a aposta passa por combater estas e outras ideias pré-concebidas e conferir dinamismo à categoria, até agora um pouco “adormecida”. A marca está inclusive à espera de seguidores.

A gama é constituída por seis referências, todas em frascos de vidro, excepto a embalagem concebida para o canal Horeca, em lata e dotada de abertura fácil.

“Os consumidores valorizam a transparência da embalagem, pois estão habituados a apreciar as azeitonas antes de comprar. Este é um dos motivos que nos levou a apostar na categoria. A compra ainda não é feita de olhos fechados porque não há uma marca conceituada no mercado”.

A Grande Distribuição é prioritária na estratégia, pois é o canal de distribuição que tem mais facilidade em valorizar os factores de diferenciação da gama. O que distingue, então, as azeitonas Oliveira da Serra? “O estudo indicou que a azeitona ideal é a consumida nos restaurantes. Por isso, o nosso porfólio ou é banhado em azeite, que potencia o sabor da azeitona, e depois conservada em salmoura, ou simplesmente temperada em azeite, alho e aromáticas”.

O preço varia entre 2,25 e 2,90 euros. “São muito acessíveis porque já existiam gamas idênticas à nossa no mercado mas apenas nas lojas gourmet, onde o preço unitário supera os 5,00 euros.

A meta em 2008 é alcançar um milhão de euros de volume de negócios, cifra que representa cerca de 150 toneladas. No ano passado, hipers e supers venderam cerca de 2,5 toneladas de azeitonas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *