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Herdade do Esporão assina parceria com CountDown 2010

Por a 3 de Julho de 2008 as 2:00

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A Herdade do Esporão aderiu recentemente ao CountDown 2010 (www.countdown2010.net), de forma a dar seguimento ao seu compromisso de protecção e defesa da biodiversidade. A actividade mundial visa deter a perda da biodiversidade a nível local, nacional, regional e global.

A iniciativa vai responsabilizar a Herdade do Esporão por cumprir as acções necessárias para extinguir ou diminuir consideravelmente o extravio da biodiversidade até ao ano de 2010. Do mesmo modo, a empresa fortalece o compromisso com a sociedade, afirmando o seu esforço para a preservação e protecção do ambiente.

A rede CountDown 2010 foi criada com o objectivo de “encorajar e apoiar a implementação plena de todas as directrizes internacionais em vigência e das acções necessárias para salvar a biodiversidade, demonstrar inequivocamente quais os progressos que os países estão a fazer para ir de encontro aos objectivos de 2010 para a biodiversidade, assim como obter o máximo de atenção pública para o desafio de salvar a biodiversidade em 2010”. O projecto conta hoje com mais de 600 parceiros em todo o mundo.

Acções a desenvolver pela Herdade do Esporão:

  • Definir um código de boas práticas para a vitivinicultura, olivicultura e floresta com o intuito de potenciar a biodiversidade e minimizar a erosão do solo, com uma gestão apropriada das zonas;
  • Iniciar um processo de avaliação e monitorização da biodiversidade sob a forma de um plano de acção de conservação, englobando a totalidade da Herdade do Esporão (aproximadamente 1.800 Ha), com especial relevo para a interacção entre culturas e habitats;
  • Fomentar a cultura de um leque alargado de variedades genéticas originais de castas de vinha e de olival, protegendo assim a viabilidade destas plantas e das variedades e castas regionais;
  • Fomentar o desenvolvimento de uma floresta biodiversa e multifuncional, constituída essencialmente por espécies autóctones;
  • Desenvolver e comunicar estratégias de valorização e promoção dos seus produtos (vinho e azeite) com base na eficácia das práticas pró-biodiversidade em curso;
  • Desenvolver estratégias e serviços de turismo rural e de ecoturismo que valorizem o enquadramento da gestão pró-biodiversidade.

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