FMCG Vinhos

Informática ajuda a gerir parcelas no Douro

Por a 2 de Julho de 2008 as 2:00

douroUniformizar os critérios de medição das áreas das propriedades, cuja disparidade gerava conflitos entre os agricultores, é o principal objectivo.

As instituições regionais e nacionais do sector usam diversos sistemas e critérios de medição das parcelas, resultando na definição de áreas diferentes para as mesmas quotas de terra, o que gerava “permanentes conflitos” com os viticultores, explicou o vice-presidente do IVDP, António Graça, em declarações à Lusa.

É com base nas áreas das parcelas que são aplicadas as medidas da Política Agrícola Comum (PAC), assim como regulados os direitos de plantação, e atribuído pela Casa do Douro o chamado “benefício” (mosto generoso), explica.

Desenvolvido com a colaboração do INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) e financiado pela medida 1.4 do Programa Operacional do Norte, o projecto colocará, segundo o IVDP, a Região Demarcada do Douro “na vanguarda da utilização dos Sistemas de Informação Geográfica na gestão das Denominações de Origem vitivinícolas”.
A cobertura de toda a região duriense pelo novo sistema deverá estar concluída “dentro de um a dois anos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *