FMCG Marcas

Proleite paga menos cinco cêntimos por litro aos produtores

Por a 19 de Junho de 2008 as 2:00

leite.jpgA Proleite, cooperativa do grupo Lactogal, vai pagar em média menos cinco cêntimos por litro aos seus produtores, noticiou o Diário Económico. Agora, em vez dos 45 cêntimos que recebiam no ano passado, vão receber 39 cêntimos.

Em carta enviada aos seus produtores com a nova tabela de preços, a Proleite justifica esta atitude com os preços baixos que muitas empresas estão a praticar.

O sector não recebeu bem esta noticia. «Como união de cooperativas, a Lactogal devia defender os interesses dos produtores e não baixar os preços», afirmou João Dinis, dirigente da Confederação Nacional de Agricultores ao DE.

A quebra no consumo nos primeiros meses do ano, o aumento de consumo de marcas brancas, mais hipermercados a procurarem leite no estrangeiro, nomeadamente Espanha onde o litro do leite é mais barato e a correcção natural dos preço, após em 2007 ter aumentado mais de dez cêntimos por litro são algumas justificações para a descido do preço.

«O facto de a Lactogal ter adiado a descida dos preços fez com que o mercado demorasse a corrigir», disse Pedro Pimentel, secretário-geral da Anilact, Associação Nacional dos Produtores de Lacticínios ao jornal. «É uma corda elástica. O preço tem que ser suficientemente baixo para ser competitivo e suficientemente alto para que os produtores não deixem de produzir».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *