FMCG Marcas

Taifas investem 22 milhões em azeite

Por a 9 de Junho de 2008 as 2:00

taifas.jpg

A aposta chama-se Quinta de São Vicente e é levada a cabo pelos herdeiros Passanha, família proprietária da Taifas. Dos 17 milhões investidos, cerca de 14 foram para o olival, ficando o restante para a criação do lagar onde o azeite é fabricado. “Pretendemos aumentar de 700 para até 1100 hectares de plantação de oliveiras. O que constituirá mais 5 milhões de euros de investimento passando assim a 22 milhões de investimento total”, avançou ao Hipersuper João Filipe Passanha da Sociedade Taifas.

Até ao momento o projecto conta com cerca de 950 mil euros de apoio comparticipado pelo Estado e pela União Europeia. A Taifas pretende exportar cerca de 60% do total da produção ficando os restantes 40% para venda no mercado nacional. João Passanha comenta que ” o mercado português, do ponto de vista da produção, é inferior a Espanha, Marrocos ou Itália, e que a solução passa por segmentar os produtos da marca, para alvos muito específicos”. O volume de negócios esperado para as exportações é de 18 milhões de euros até 2011.

Os mercados externos em que a firma quer entrar são a Europa, no Reino Unido, Alemanha, Suiça e Áustria, América do Sul e do Norte, com Brasil, Estados Unidos e Canadá, respectivamente, e ainda Ásia, mais concretamente, Japão e China.

A Taifas quer produzir, exclusivamente, azeite de qualidade superior, com uma acidez máxima a rondar os 0,2%. Para tal, conta com um processo totalmente automatizado, desde a apanha da azeitona ao fabrico do azeite, o que torna o processo mais rápido, algo que Passanha considera ser “essencial para os níveis de acidez reduzidos, uma vez que é o tempo que demora da extracção da azeitona até chegar ao lagar que influência decisivamente a acidez do produto”.

A Taifas já produziu 200 toneladas de azeite e pretende produzir mais 300 até ao final do ano. A empresa conta recuperar o investimento dentro de cinco anos. Até 2009 vai ser instalado, dentro da propriedade da Taifas, um centro turístico para receber potenciais clientes que ficarão instalados em Ferreira do Alentejo, onde realizarão visitas guiadas às instalações da empresa. “Consideramos fundamental receber e instalar os nosso potenciais clientes para que possam tomar conhecimento do nosso projecto e vir, posteriormente a interessar-se”, finalizou João Passanha.

A Taifas produz, embala e comercializa directamente todos os produtos. O projecto é exclusivamente nacional. Só o lagar conta com o apoio da PME investimentos e da Inovcapital, empresas públicas de capital de risco, que participaram em 30% do negócio.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *