Outras Opiniões

Quem tem medo do IP?

Por a 30 de Maio de 2008 as 10:30

carlos leitao

As redes IP (Internet Protocol) são, hoje em dia, um pilar fundamental na estrutura de qualquer empresa, assumindo um papel de extrema importância no planeamento e construção de novos modelos de comunicação.

A construção de soluções baseadas em IP tem vindo a apresentar uma curva de crescimento acentuada e, todos os meses, chegam ao mercado novos equipamentos que funcionam sobre IP. Falamos não só das câmaras de vídeovigilância ou do Corporate TV, mas também da própria sonorização dos espaços, da segurança e do controlo de acessos, dos quiosques multimédia ou postos de atendimento, até à distribuição de conteúdos em hotéis.

Os equipamentos têm vindo a ser alvo de grandes desenvolvimentos tecnológicos, quebrando a convicção de que as soluções baseadas em sistemas analógicos seriam mais fiáveis. Hoje, por força do crescimento do mercado do IP, os fabricantes têm apostado claramente no aperfeiçoamento desta tecnologia, colocando-a à frente das soluções ditas “convencionais”.

As redes IP assumem, assim, um papel fundamental na estratégia de desenvolvimento das empresas, devendo ser-lhes prestada atenção logo desde o início dos projectos, de forma a garantir que terão capacidade de suportar diversas especialidades, o que se traduzirá, seguramente, em custos de implementação e exploração optimizados.

As vantagens na implementação integrada de soluções baseadas em IP são inegáveis – da grande versatilidade de operação e reposicionamento de equipamentos à redução de custos de instalação e manutenção, para além de um investimento em desenvolvimento bastante superior ao dispensado aos sistemas analógicos.

As superfícies de retalho médias e grandes ganham uma posição de relevo nesta análise, pois integram por norma quase todas as especialidades que podem tirar partido desta tecnologia. Este segmento de mercado dispõe de excelentes condições para tirar partido da integração de soluções numa única plataforma IP, pois têm necessidades específicas de segurança, comunicação e marketing que exigem grande versatilidade, capacidades de gestão remota, prestações superiores no domínio da segurança e possibilidade de adaptação a novas necessidades.

Neste momento, bastantes empresas olham para a sua rede de forma isolada, usando-a principalmente para servir as suas necessidades de comunicação e suporte informático. Esquecem-se, por vezes, que uma rede bem dimensionada permite, no imediato ou no futuro, instalar ou ampliar qualquer solução de forma simples e com menos custos.

Deve-se, por isto, prestar mais atenção às potencialidades desta plataforma de suporte, devendo ser ponderado, logo desde o início dos projectos, o seu aproveitamento para suportar o maior número possível de especialidades.

Esta é, sobretudo, uma questão de filosofia que, uma vez interiorizada, conduzirá as empresas no sentido da racionalização dos processos de implementação e gestão da plataforma de comunicação.

Carlos Leitão – Key Account, Professional Solutions Europe – Sony Portugal

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *