Distribuição

Distribuição brasileira cresce 6%

Por a 26 de Maio de 2008 as 2:00

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A sector da Distribuição Moderna registou um aumento de 6% no ano de 2007, totalizando um volume de vendas de 136,3 mil milhões de reais (53,1 mil milhões de euros).

De acordo como ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o sector vale 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo responsável por empregar directamente mais de 868 mil pessoas. «Subimos facturação, número de checkouts, funcionários e lojas», refere Sussumu Honda, presidente da Abras.

Na realidade, o número de pontos de venda no Brasil passou de 73.695 para 74.602 lojas, sendo que a área de venda decresceu 0,5%, passando de 18,9 para 18,8 milhões de metros quadrados. No que diz respeitos ao número de checkouts, o aumento registado foi de 3,6%, totalizando, no final de 2007, 180.926 equipamentos.

«Inúmeros factores contribuíram para o significativo crescimento do sector, entre os quais se podem destacar o aumento nos preços dos alimentos, melhoria na renda, crescimento da massa assalariada e, sobretudo, investimentos promovidos pelas empresas no sentido de elevarem o nível de eficiência das operações», destaca a Abras.

O ranking da distribuição brasileira é liderado pelo Carrefour, com vendas superiores a 19 mil milhões de reais (cerca de 7,4 mil milhões de euros), seguido da Companhia Brasileira de Distribuição, com vendas de 18,7 mil milhões reais (aproximadamente 7,2 mil milhões de euros) e da Wal-Mart Brasil com 15 mil milhões de reais (cerca de 5,8 mil milhões de euros).

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