Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Entrevista ao Presidente da Comissão Instaladora da POPAI em Portugal

Por a 23 de Maio de 2008 as 2:00

hipersuper213.jpg

Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista a Paul Miles, presidente da Comissão Instaladora da POPAI em Portugal. Na entrevista, Paul Miles revela os objectivos da associação, salientando que “a missão é ajudar todos os intervenientes no ponto de venda a melhorarem o desempenho neste domínio”.

Ainda na secção “Distribuição”, damos a conhecer a nova estratégia da SPAR para Portugal. 33 anos após desistir do negócio no nosso País, a SPAR instalou duas lojas no Algarve, admitindo Luís da Bernarda, administrador da SPAR em Portugal, que “queremos dar oportunidade aos retalhistas independentes de integrarem a moderna distribuição através de uma marca com know-how internacional”.

Em “Alimentar”, as refeições prontas têm ganho cada vez mais adeptos. Atentos a esta tendência, industriais e retalhistas apostam no lançamento de novas marcas e conferem ao segmento mais espaço nos lineares. O Jornal Hipersuper falou com alguns dos players do mercado.

Nirce Xavier, directora de Marketing da Guloso, explicou-nos, em entrevista, a nova estratégia para cada produto Guloso. A acompanhar o lançamento de novos produtos, vem uma nova imagem que pretende ser moderna e inovadora.

Na secção “Não Alimentar”, a GfK analisa o mercados dos Preparadores de Alimentos. De acordo com a consultora, o mercado fecha 2007 nas 712 mil unidades vendidas e cresce 5,8%. O presente ano começou bem, indicando a GfK um crescimento de 6,5% em volume e 7,5% em valor.

Nas “Bebidas”, a TNS analise o mercado da cerveja, salientando que o Verão ameno que se fez sentir em 2007, ditou uma descida de 8,5% no consumo de cerveja com álcool. Segundo os dados da consultora, a quebra mantém-se no 1.º trimestre do actual exercício.

Em “Feiras”, e após presença no Grupo Alimentação, evento realizado entre 7 e 10 de Maio no Porto, a feira ficou aquém das expectativas. Poucos visitantes, fraca participação das marcas e má distribuição do espaço foram algumas das críticas apontadas à primeira edição deste certame pelos expositores.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “O ciclo das matérias-primas”, de Luís Ferreira (Personal Value), “A higienização na indústria alimentar”, de Joaquim Dias (GCT), “Rotulagem de géneros alimentícios: o bilhete de identidade dos alimentos”, de Cláudia Freire (SGS), “Quem tem medo do IP?”, de Carlos Leitão (Sony Portugal), “A minha marca são as marcas que escolho”, de Denis Coubronne (PrimeDrinks), e “Reter … realidades”, de Duarte Ramos (Hays Portugal).

Esta edição do Jornal Hipersuper vem ainda acompanhada de um Suplemento dedicado aos Veículos Comerciais – ligeiros e pesados – e aos Empilhadores.

Boas leituras e até daqui a 15 dias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *