Distribuição

Hipermercados com 10% do comércio de combustíveis

Por a 23 de Maio de 2008 as 2:00

gasolina.jpgJá vai em 10% a quota dos hipermercados em relação ao mercado de venda dos combustíveis. Os postos de abastecimento pertencentes a estas superfícies comerciais chegam a vender com descontos até 10 cêntimos por litro.

Segundo a Galp, no primeiro trimestre do ano, e comparando com o mesmo período em 2007, a gasolina vendeu menos 7% e o gasóleo 2%. As petrolíferas estão a perder clientes para os hipermercados e a tendência é a situação continuar.

Os próprios hipermercados já afirmaram que a estratégia de vender mais barato tem como objectivo atrair clientes às suas superfícies para que estes se fidelizem a elas nas suas compras alimentares.

Ao semanário Expresso, Miguel Costa, responsável da Área de Negócio das Gasolineiras de um dos hipermercados que explora o mercado dos combustíveis, no caso o Jumbo, afirmou que “a estratégia da rede de postos de combustível é praticar os preços mais baixos das regiões onde estão instalados”.

O certo, é que em 2004 a quota das gasolineiras ligadas aos hipermercados era de 3%.

O Diário de Noticias avança hoje na sua edição de imprensa que existem postos de combustíveis tradicionais que podem vir a fechar a curto prazo. A Galp fala em “racionalização de postos de abastecimento para combater os aumentos do custo do petróleo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *