FMCG Vinhos

Exportações austríacas crescem 30%

Por a 6 de Maio de 2008 as 2:00

ed 163 vinhos txt 13 - americanos

De acordo com a Áustria Statistik, as exportações de vinho austríacas aumentaram 30% em 2007, permitindo aos país cimentar a sua posição nos mais diversos mercados com produções de produção limitada.

Segundo dados avançados pela entidade estatística austríaca, que analisa as vendas de vinho nos mercados domésticos e internacionais, a Áustria exportou 35,8 milhões de litros de vinho engarrafado, num valor perto dos 92 milhões de euros, ou seja, mais sete milhões de litros em volume e mais de 12 milhões de euros em valor face a 2006.

Combinando as exportações de vinho engarrafado com vinho a granel, o volume atingido sobe para os 56 milhões de litros, correspondendo a cerca de 105 milhões de euros.

«Este aumento dramático prova que os melhoramentos implementados pelos produtores em termos qualitativos na produção dos seus vinhos estão a resultar», admitiu Willi Klinger, director-geral do Austrian Wine Marketing Board, à decanter, salientando ainda que «este processo demorou vários anos de grande esforço e trabalho na vinha e adegas».

Klinger também revelou que, apesar da Áustria ser um dos países produtores de vinho mais pequenos, produzindo cerca de 2,5 milhões de hectolitros anualmente proveniente de aproximadamente 48 mil hectares de vinha, «os vinhos austríacos conseguiram impor-se pela qualidade».

Do lado da importação dos néctares austríacos aparecem como principais mercados a Alemanha, com 39,5 milhões de litros, seguida de países como Suiça, Liechtenstein, EUA, Holanda, países escandinavos e Reino Unido.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *