FMCG Marcas

Preço do azeite aumentou 255% entre 2005 e 2008

Por a 5 de Maio de 2008 as 2:00

azeite

A Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP) entregou ao Governo, em audiência com o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, o pedido de revogação da Portaria n.º 24/2005, referente à proibição de utilização dos tradicionais galheteiros de azeite, nos estabelecimentos de restauração e bebidas.

Em comunicado a associação considera «Portugal o único país do mundo que ostenta este monstruoso atentado à gastronomia, património cultural, e às empresas deste sector de actividade, que não têm tratamento igual às suas congéneres europeias».

Numa análise económica efectuada pela ARESP, entre 2005 e 2008, o preço por litro de azeite, já aumentou mais de 255%. Paralelamente, as empresas embaladoras passaram a fazer publicidade grátis aos seus produtos, em cima das mesas dos estabelecimentos de Restauração e Bebidas. Outra situação que desagrada à ARESP, é o facto de ter aumentado o volume de resíduos que resultam da utilização destas embalagens, não recicláveis, e poluentes.

«A ARESP, que sempre pugnou pela defesa do Ambiente e da Higiene e Segurança Alimentar, considerando estas temáticas vitais para a saúde pública, insurge-se com a situação de injustiça económica e social que o actual diploma acarreta às empresas, ao consumidor, ao ambiente e à saúde pública, e reivindica a revogação da referida portaria. Estamos certos que o Governo saberá fazer justiça», concluiu a ARESP em comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *