FMCG Marcas

Países produtores de arroz diminuem quantidades exportadas

Por a 30 de Abril de 2008 as 2:00

ed 163 estudo txt 9 - arrozO aumento de preços e a crescente escassez de arroz levou alguns dos maiores países produtores deste cereal a adoptar medidas drásticas em relação às quantidades exportadas, de forma a assegurar as as suas próprias necessidades.

A falta de arroz e a duplicação do seu preço nos mercados internacionais nos últimos três meses tem suscitado descontentamento e violência civil em alguns países, principalmente nos países asiáticos, como Paquistão e China.

Em causa está a a adopção de medidas favoráveis aos países produtores. O Vietname anunciou que vai reduzir a exportação de arroz, este ano, em quase um quarto, de forma a manter os preços baixos e a evitar os descontentamento popular.

A Índia proibiu a exportação de todos os tipos de arroz menos os de valor acrescentado. Já o Egipto estabeleceu uma proibição de seis meses na exportação do cereal. O Camboja proibiu igualmente qualquer envio de arroz, com a excepção de algumas entidades governamentais.

São vários os factores que estão a contribuir para o aumento de preços deste cereal. Entre eles o aumento do consumo em países muito povoados como Índia e China, assim como as secas e as fracas condições metrológicas ocorridas na Austrália.

A falta de investimento dos governos em infra-estruturas agrárias e o abandono por parte de os agricultores tradicionais deste cultivo por outros mais lucrativos, contribui do mesmo modo para a escassez deste alimento.

Como consequência, este boicote das exportações, por parte destes países, está a provocar um aumento ainda maior nos preços do arroz a nível mundial, ao mesmo tempo que estimula a insegurança das nações importadoras deste cereal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *