Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Lezírias voltam aos tempos áureos

Por a 24 de Abril de 2008 as 2:00

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Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a reportagem à Companhia das Lezírias, maior exploração agro-florestal do País. Privilegiar a produção integrada, banir e evitar a utilização de químicos e tóxicos prejudiciais ao ambiente, constituem alguns dos principais projectos da Companhia das Lezírias que, por agora, vê afastado o “fantasma” da privatização. Modernizar a adega e aumentar a área do olival são também metas a cumprir.

Na secção “Distribuição”, o mais recente estudo da consultora CB Richard Ellis, apresentado durante o World Retail Congress, coloca a Índia na primeira posição do ranking dos mercados emergentes mais activos do sector de retalho.

No “Alimentar”, além da análise da TNS ao mercado do café, destaque para o artigo referente aos alimentos funcionais. Cerca de 90% dos lares portugueses consomem alimentos funcionais . Bifidus ativus, esteróis, licopeno, Ómega3 … são palavras que já nos habituamos a ler nas embalagens.

Também no “Alimentar”, realce para o suhi. Saudável, light, de apresentação cuidada, tornando-se numa moda, depois de conquistados o mundo, chegou a vez dos portugueses se renderem aos encantos do sushi.

De modo a entender como poderão as empresas comunicar em tempos de crise, entrevistamos o coordenador do departamento Crises Corporate Issues da GCI, Nuno Leite, que nos admitiu que «em 95% dos casos as crises são previsíveis».

Ainda no “Alimentar”, tivemos presentes na apresentação do estudo que a Dole encomendou à Simple Lógica Investigacion “Os portugueses e o consumo de fruta 2008: hábitos e atitudes”.

Para finalizar a secção, viajámos até às instalações de produção de sumos de fruta, néctares e refrigerantes da Compal em Almeirim para conhecer alguns dos sistemas de embalamento mais desenvolvidos da Península Ibérica.

Em “Não Alimentar”, damos a conhecer a novidade da Silvex apresentada durante a Horexpo 2008. Com os profissionais como target principal, a empresa encontra-se já a estudar a possibilidade de apresentar uma solução específica para as necessidades do consumidor final.

Ainda no “Não Alimentar”, a TNS analisa o mercado dos dentífricos, salientando que os portugueses preocupam-se cada vez mais com a saúde dos seus dentes. Prova disso, revela a consultora, é o crescimento dos segmentos de dentífricos com funções de branqueamento e protecção de dentes sensíveis.

Nos “Vinhos”, entrevistámos Paulo Amorim que, após terminada a presidência do G7, mantendo a liderança da ANVECE e vice-presidência da ViniPortugal, dá os primeiros passos como produtor de vinhos. Além de tentarmos perceber o que levou Paulo Amorim a concretizar esta “visão”, o vinho, na sua componente nacional e internacional, foram tema de conversa.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “As embalagens plásticas e a sua regulamentação “Decreto-Lei n.º 62/2008)”, de Joaquim Dias (GCT), “Reach – A nova regulamentação europeia para os produtos químicos” de Paula Costa (SGS) e “Que mercado de trabalho? Empregado ou empregador?” de António Costa (Hays Portugal).

Boas leituras e até daqui a 15 dias.

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