Distribuição

Carrefour boicotado na China

Por a 16 de Abril de 2008 as 2:00

carrefour.jpg

Os consumidores chineses, em acto de nacionalismo, boicotaram os produtos franceses. O protesto deve-se aos distúrbios ocorridos à passagem da chama Olímpica, na semana passada, em Paris. O alvo principal é a cadeia de hipermercados francesa, Carrefour, líder no mercado de retalho chinês.

O boicote está marcado entre 8 e 24 de Maio, exactamente a três meses dos Jogos Olímpicos. Os apelos têm origem em vários blogues na Internet, mensagens por telefone, correio electrónico, e ainda em mensagens instantâneas nos serviços de conversa na rede. De referir que o portal mais popular da China, Baidu, já contava com 107 mil páginas de apelo ao boicote.

Os consumidores chineses acusam as insígnias francesas de apoiarem Dalai Lama e sentem-se indignados com a posição tomada pelo presidente Nicolas Sarkcozy.

A cadeia francesa é detentora de um mercado único na china. Em 2007 verificou um ritmo de expansão acima de todos os outros países em que está estabelecida. No fim do mesmo ano o volume de negócios, no país asiático, foi cerca de 2,9 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *