FMCG Vinhos

Vinho de baixa qualidade com substâncias tóxicas em Itália

Por a 9 de Abril de 2008 as 2:00

vinhos1.jpgCerca de 70 milhões de litros de vinho elaborados com uma mistura de substâncias químicas, como fertilizantes, açúcar e até ácido Clorídrico, estão à venda em lojas e supermercados de Itália, denunciou o semanal L’Espresso.

A revelação baseia-se nos resultados de uma investigação feita pela guarda florestal e o departamento de controlo de produtos alimentares sobre alguns vinhos de baixo custo. Cerca de 20 empresas produtores de vinho nas localidades do Norte, Centro (Brescia, Cuneo, Alessandria, Bolonia, Modena, Verona, Perugia) e Sul do país estão a ser investigadas.

Segundo a publicação, foi descoberto um sistema industrial, organizado pela máfia, que conseguia baixar até 90% o custo da produção de vinho, adicionando uma mescla de substância químicas ao mosto.

Os ácidos, segundo especialistas, transformam o açúcar em glucose e fructose para assim camuflar as análises. O L’Espresso afirma que apenas uma parte do vinho “envenenado” pôde ser retirado do mercado, «uma vez que não foi possível localizar o resto das garrafas», que se vendem entre os 70 cêntimos e os dois euros o litro.

O ministro da Agricultura, Paolo di Castro, afirmou que «é necessário evitar qualquer tipo de alarmismo» já que se trata de poucas empresas, e assegurou que «nenhum dos produtos foi exportado», porque se trata de vinho de pouca qualidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *