Bebidas

Unicer com 49% da fábrica a construir em Angola

Por a 1 de Abril de 2008 as 2:00

UnicerJá são conhecidas as parceiras da Unicer no projecto de construção de uma unidade fabril em Angola: Giasope, Emprominas e Imosil. Segundo o Jornal de Angola, as empresas angolanas ficarão com a maioria do capital (51%), ou seja 17% cada, e a Unicer responderá por 49% da holding, baptizada CAN.

A fábrica de cerveja vai ser alvo de um investimento directo de 85 milhões de dólares (cerca de 54 milhões de euros) e criará mais de 200 postos de trabalho directos. A unidade situar-se-á em Bom Jesus, Bengo, e arrancará em Fevereiro de 2010. As estimativas de produção da cerveja rondam os 65 milhões de litros na fase de arranque. Em 2012, a produção aumentará para 125 milhões, e em 2016 para 185 milhões de litros.

A principal concorrente do novo projecto é a Cuca. A empresa tem duas fábricas, em Luanda e Catumbela, que produzem mais de 70% da cerveja comercializada no mercado angolano (165 milhões de litros). A Cuca é ainda a única fornecedora de vidro no pais, assegura o diário africano.

Segundo os analistas angolanos, as perspectivas são positivas: Angola goza de uma economia em prosperidade. Além disso, a CAN dispõe de “capacidade de acesso a financiamentos externos” e o “volume de produção justifica uma unidade fabril”. Como pontos negativos, os analista apontam a dependência do estrangeiro na aquisição de garrafas, rótulos e cápsulas e a eventual chegada de concorrência, já que o mercado cervejeiro tem espaço para mais empresas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *