Bebidas

Sumolis regista quebra de 80% nos lucros

Por a 1 de Abril de 2008 as 2:00

sumolis.jpgA falta de calor que se fez sentir nos meses mais quentes do ano prejudicaram o desempenho das empresas nacionais de bebidas no ano passado. A performance do Grupo Sumol não foge à regra. A empresa alcançou lucros de 400 mil euros em 2007 contra os 2 milhões registados no ano homólogo, o que representa uma quebra de 80%.

Quanto ao volume de negócios, atingiu 172 milhões de euros (resultado não auditado), mais 0,6% face ao período transacto. A empresa nacional colocou menos 0,9% de bebidas no mercado, cifra que representa 238 milhões de litros. O preço médio de venda, por sua vez, cresceu 1,4%.

Apesar dos resultados, as contas beneficiaram do desempenho mercado externo que cresceu 32% para 14,2 milhões de euros. Sumol é a marca estratégica na cruzada internacional e vendeu 20 milhões de litros, um terço das vendas totais, em 35 países. A principal marca do grupo também ganhou terreno no País ao alcançar a quota de “mercado máxima nos últimos dez anos (37,1%)”, explica o grupo em comunicado enviado à CMVM.

Quanto ao EBITD (cash flow operacional), alcançou 17,5 milhões de euros contra os 18,5 milhões registados em 2006. O EBIT (resultado operacional), esse, atingiu 6,7 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *