FMCG Vinhos

Estudo encontra pesticidas em vinhos

Por a 31 de Março de 2008 as 2:00

vinhos_espanha

Os vinhos comercializados na União Europeu poderão conter resíduos de um número diverso de pesticidas, avança um estudo realizado por vários grupos ambientalistas.

O estudo efectuado pela Pesticide Action Network Europe (PAN Europe) e outras ONG´s revela que até os vinhos de preço superior proveniente de vinhas “famosas” correm o risco de conter substâncias tóxicas e mesmo cancerígenas.

O grupo analisou 40 garrafas de vinho à venda na União Europeia, incluindo seis vinhos orgânicos, encontrando pesticidas em todos os 34 néctares de produção convencional, incluindo alguns com a denominação de prejudiciais à saúde imposta pela UE. Em relação aos seis vinhos de produção orgânica, cinco continham pesticidas.

«A presença de pesticidas em vinhos europeus é um problema em crescendo», salientou Elliot Cannell da PAN Europe, admitindo que «muitos viticultores abandonaram os métodos tradicionais de controlo em favor da utilização de pesticidas sintéticos».

As amostras analisadas incluem 13 vinhos franceses, 10 alemães, três italianos, um português, australiano, chileno e outro sul-africano, tendo sido encontrados pesticidas em todos os néctares de todas nacionalidades.

Em média, cada garrafa de vinho produzido convencionalmente continha mais de quatro variedades de pesticidas, não especificando o estudo a que nível as substâncias são prejudiciais para a saúde.

Apesar de somente 3,5% da área agrícola da União Europeia estar destinada à vinha, 15% das uvas recebem pesticidas sintéticos, referem os dados da UE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *