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Polónia: El Dorado para empresas nacionais

Por a 18 de Março de 2008 as 2:00

polonia.jpgA Câmara de Comércio Luso-Polaca já abriu portas. E não é por acaso. A Polónia é o quarto destino do investimento nacional e já tem 60 empresas portuguesas instaladas no país.

Segundo dados da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), em 2006, Portugal investiu 359 milhões de euros naquele pais do Leste, cerca de 8% do total do investimento nacional no estrangeiro. Basílio Horta, presidente da AICEP, comprometeu-se, em declarações ao Público, a pressionar o Governo a visitar a Polónia e organizar uma feira dedicada ao sector tecnológico até Setembro.

A alteração da legislação do licenciamento comercial no país de Leste, que impede a abertura de lojas de grande dimensão, está também nos objectivos da Agência.

Um caso de sucesso é a Jerónimo Martins que entrou no mercado polaco há cerca de 10 anos e já lidera o retalho discount com a cadeia de lojas da joaninha, leia-se Biedronka.

Mais recentemente, a Payup internacionalizou o negócio das transacções electrónicas para a Polónia, lado a lado com o grossista Eurocash, e presta serviços na cadeia de lojas do grupo português.

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