Não Alimentar

Sines recebe 400 milhões e nova fábrica de plástico

Por a 14 de Março de 2008 as 2:00

luso_ritmo.jpg
O lançamento da primeira pedra da nova fábrica de petroquímica da La Seda, em Sines, teve lugar ontem. O grupo de Barcelona vai investir 400 milhões para edificar a sua primeira unidade industrial de raiz no País para produzir PTA (ácido tereftálico purificado). O PTA é a principal matéria-prima do PET, poliéster utilizado para produzir embalagens de plástico.

O projecto estará operacional no primeiro trimestre de 2010 com uma capacidade de produção de 700 mil toneladas que se destina aos mercados internacionais. A futura unidade industrial vai permitir criar 150 postos de trabalho directos e 200 indirectos. De acordo com declarações de Rafael Español Navarro, presidente do grupo, o volume de negócios da unidade representará 500 milhões de euros.

A empresa nacional Imatosgil e o banco estatal, Caixa Geral de Depósitos, são os principais accionistas da La Seda de Barcelona, com 10,8% e 5%, respectivamente.

A multinacional, que lidera o mercado europeu e ocupa a terceira posição do ranking mundial na produção de PET, está a ponderar a aquisição de uma fábrica de reciclados em Portalegre, no Alentejo. La Seda detém 22 unidades industriais espalhadas por 11 países e emprega 2.500 colaboradores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *