FMCG Marcas

Aumento de 2% da quota leiteira em vias de aprovação

Por a 13 de Março de 2008 as 2:00

Leite
O Parlamento Europeu (PE) deverá aprovar um aumento de 2% das quotas de leite proposto pela Comissão Europeia, de modo a fazer face às necessidades do mercado de lacticínios, noticia a agência Lusa. Este aumento representa 2,5 milhões de toneladas de leite adicional para um total de 145,7 milhões de toneladas, para o período 2008/2009, segundo dados de Bruxelas.

O relatório sugeria que os Estados-membros aumentassem em 2% as suas quotas em relação ao seu contingente actual numa base voluntária, a partir de 1 de Abril de 2008.

O Parlamento Europeu considera que «a actual situação do mercado de produtos lácteos na União oferece perspectivas de crescimento para os produtores que o desejem, dada a insuficiência da produção relativamente à procura, em constante aumento».

De referir que a abolição do regime de quotas leiteiras está prevista após 2015.

Subir ou descer o preço do leite?
Enquanto isso, em Portugal o preço do leite ao consumidor está a causar discórdia entre os principais players do sector. Para uns, o preço do leite ao consumidor irá baixar, para outros isso é pouco provável.

Segundo o presidente da Associação de Produtores de Leite e Carne, José Campos Oliveira, o preço do leite poderá baixar entre quatro e seis cêntimos ainda durante o mês de Março devido ao excedente de produto em França. «Nos últimos meses, o preço do leite ao produtor aumentou cerca de 40%. Ao nível do consumidor aumentou, em termos comparativos, cerca de 11%. A tendência é haver uma diminuição do preço do leite ao produtor», afirmou o responsável à TSF.

Já Fernando Cardoso, secretário-geral da Federação Nacional de Cooperativas de Produtores de Leite, acha pouco provável o preço do leite baixar, frisando a grande diferença existente entre o aumento ao produtor e ao consumidor. O responsável não tem dúvidas: «não é líquido nem provável que isso resulte numa diminuição do preço do leite ao consumidor».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *