FMCG Marcas

Responsável venezuelano em Lisboa para negociar

Por a 11 de Março de 2008 as 2:00

bacalhau1-copy.jpg

No âmbito do futuro acordo de cooperação económica e energética entre Portugal e Venezuela, Georges Kabboul, presidente da Bariven-Pdvsa, iniciaram ontem uma visita a Lisboa, para negociação com empresas do sector de produtos agro-alimentares nacionais.

O responsável Venezuelano começou por se reunir com o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, para posteriormente iniciar contactos com empresas tendo em vista a celebração de contratos para fornecimentos portugueses à Venezuela.

Na lista dos produtos que podem ser importados para a Venezuela, estão o bacalhau, azeite e equipamentos de padaria, segundo a informação do Ministério da Economia, sendo o objectivo de Fernando Serrasqueiro o relançamento das relações económicas bilaterais para «dar cumprimento aos interesses da comunidade portuguesa na Venezuela».
Portugal e Venezuela assinaram no início de Fevereiro, em Lisboa, um protocolo que cria condições para que as exportações portuguesas possam ser multiplicadas por 10 até ao montante das importações de petróleo.

Manuel Pinho, ministro da Economia e Inovação, explicou que «através deste protocolo, que será seguido por um acordo entre os dois governos, Portugal cria condições para vender à Venezuela produtos diversificados num montante até ás importações de petróleo de empresas portuguesas». Indicou também que a Galp Energia prevê que em 2008 as exportações de petróleo da Venezuela possam ultrapassar os 300 milhões de dólares (202,7 milhões de euros), sendo neste momento apenas cerca de 20 milhões de euros o valor das exportações de Portugal para a Venezuela.

A Venezuela definiu os produtos alimentares como áreas prioritárias, mas segundo declarações à Agência Lusa em finais de Fevereiro, Luís Mira, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), disse que «Portugal é apenas excedentário em vinho, mas não me parece que seja um bem de primeira necessidade para a Venezuela».

O acordo formal entre os dois países será assinado durante a visita do Primeiro-Ministro português, José Sócrates, a Caracas, capital da Venezuela, que está prevista para o mês de Abril.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *