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Do açúcar ao chá em stick

Por a 7 de Março de 2008 as 9:30

bistrotea

Bistrô, bistrô! Estas foram em tempos as palavras das tropas russas ao entrarem nos restaurante parisienses durante a sua ocupação. Bistrô significa rápido. A palavra emprestou o nome à Bistrotea, empresa alemã que fez nascer o novo conceito de chá para um público que tem em conta que o tempo é ouro.Com um package inovador, o primeiro chá em Stick, não necessita colher e está pronto em 3-5 minutos.

A empresa alemã que em 1990 lançou o açúcar em stick, apresenta agora um novo conceito de chá, “Make Tea Simple”. Na tentativa de substituir o tradicional saco de chá, a Bistrotea criou o tpod, uma folha de alumínio micro-perfurada que não necessita cola nem contém outro tipo de material tóxico. O lançamento oficial do chá deu-se em Junho de 2007, na Alemanha, e hoje está representado em 17 países espalhados pelo mundo.

A ideia surge em Portugal pelas mãos da Tutiembal, empresa familiar portuguesa, dedicada ao embalamento de sacos de chá para várias marcas presentes no mercado, como Morais e Costa e chás Magabel. Foi durante a visita a uma feira em Génova que os responsáveis pela empresa portuguesa viram pela primeira vez este conceito. Gostaram de imediato da ideia e não fizeram mais do que contactar a Bistrotea com uma proposta de representação da marca em Portugal. A resposta por parte da empresa alemã foi imediata e assim começou o desafio.

«Não queremos banalizar o produto»
Sandra Dias, sócia da Tutiembal, explica que a estratégia passará pela comercialização para hotéis quatro e cinco estrelas, pela venda para algumas lojas Gourmet, tal como, de futuro, seguir os passos da Bistrotea com a entrada na Lufthansa, e comercializar para a TAP. «Não queremos que seja mais um produto no mercado, mas sim que seja conhecido como um produto premium. Entrar na grande distribuição seria banalizar», sublinha a responsável pela Bistrotea em Portugal.

A gama é composta por três linhas, Chá Verde, Chá Preto e Chá Vermelho, cada uma disponível em três sabores. As embalagens apresentam-se em dois conjuntos, o Pure, que reúne 25 tpods de um só sabor, e o Collection, que engloba 16 qtopds (qtop – invólucro dos topds) de quatro sabores. Para a área de restauração a Bistrotea preparou uma caixa em madeira, t-bar, que disponibiliza 64 tpods de diferentes sabores.

Com pouco tempo de vida o projecto caminha a passos largos. O chá já se encontra à venda em dois locais, no restaurante Faz Figura e na loja Gourmet Dumont à Serra. «Ainda nos encontramos em fase de negociação mas já sentimos a reciprocidade dos clientes. Acreditamos totalmente no produto, sabemos que vai ser um sucesso», garante Sandra Dias.

Ideias não faltam à Tutiembal que pretende valorizar a marca em Portugal com iniciativas próprias. Um dos projectos é compor uma linha especial para quartos de hotel, onde, conforme a vontade de cada unidade hoteleira, se fariam embalagens compostas por dois ou mais tpods.

A Bistrotea, no seguimento das tendências vividas hoje em dia no mercado, decidiu apostar num novo conceito de chá. A febre vivida na criação de novos packages no mercado dos cafés veio para ficar, só que desta vez atingiu o famoso néctar das cinco da tarde. A empresa alemã tinha todas as armas disponíveis para desenvolver esta nova embalagem. Sandra Dias conta como surgiu o conceito tpod. «Para eles foi simples, utilizaram as máquinas Bosch com que trabalham para embalar o açúcar em stick, não tiveram que se preocupar com novos equipamentos, queriam inovar e acertaram sem precisar de muito esforço».

O chá é originário do Ceilão, característica de força na comprovação da sua qualidade.

Concorrência arriscada
Há quatro anos a Tutiembal esteve presente numa feira alimentar em Hamburgo onde conheceu pela primeira vez a máquina de embalar chá em triângulos. Na altura não acreditaram no potencial das novas embalagens e um ano mais tarde a Lipton surgiu no mercado com este sistema. Perder uma oportunidade de inovar não é fácil de aceitar. Essa é a razão que leva Sandra Dias a afirmar que «a Lipton é um concorrente muito forte. Pretendemos enraizar rapidamente o produto no mercado. A aposta na Bistrotea é um investimento muito grande, é normal que se tema as marcas fortes. A Tutiembal é uma empresa pequena, o mercado do chá em Portugal ainda não nos proporcionou um crescimento maior, e assim, conto com este produto para revolucionar a nossa empresa, vamos dar o nosso melhor». A avaliar o percurso da Bistrotea nos outros mercados, como é exemplo o fenómeno ocorrido no Dubai, onde as vendas do chá superaram as vendas de café no hotel Renaissance, tudo leva a querer que o chá Bitrotea veio para ficar.

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