Distribuição

Vendas da Sonae Distribuição atingem 3,4 mil milhões

Por a 6 de Março de 2008 as 2:00

continente
A Sonae Distribuição anunciou ontem, em comunicado, que o volume de negócios consolidado no exercício de 2007 somou 3,385 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 10% face ao ano de 2006, avançando que este crescimento «foi suportado no comportamento muito positivo do universo comparável de lojas (crescimento de 4%), bem como no importante plano de crescimento orgânico traduzido em 130 novas lojas (com cerca de 70 mil m2 de área de venda)».

O conjunto de insígnia de base alimentar alcançou um volume de negócios de 2,368 mil milhões de euros, registando um aumento de 7%. Forte contributo para estes resultados veio, segundo o comunicado da empresa liderada por Nuno Jordão, «da adesão ao programa de fidelização lançado no início do ano, através do Cartão Continente e Cartão Modelo», traduzindo-se na emissão de 2,2 milhões de cartões, utilizados em 80% das compras efectuadas nas superfícies comerciais da Sonae Distribuição.

Ainda no retalho alimentar, o ano de 2007 ficou marcado pelo ritmo de aberturas realizado pela empresa, correspondendo, em termos de crescimento orgânico, mais 21 novos espaços de retalho de base alimentar, num crescimento de 23.000 m2 equivalentes a mais 6% de área de venda, de resto acima das metas anunciadas para esse ano. Além disso, a Sonae Distribuição Empresa manteve a requalificação dos espaços mais antigos, realizando 30 intervenções profundas, procedendo ainda à mudança de insígnia de duas unidades da cadeia Modelo para o formato Continente.

Quanto ao formato de base não alimentar, este apresentou igualmente uma evolução positiva ao longo do ano, registando um crescimento de 16% do seu volume de negócios para um valor acima dos mil milhões de euros. «Este bom desempenho, impulsionado pelo forte crescimento do conjunto comparável de lojas (superior a 4%)», admite a empresa em comunicado, «beneficiou igualmente do significativo ritmo de expansão orgânica empreendido (+46.000 novos m2, ou seja mais 24% de área de venda, para um total de 109 novas lojas)». A concretização deste plano, «consolidou a posição de liderança destacada das principais insígnias de retalho especializado da Sonae Distribuição no mercado português, e contribuiu decisivamente para o aumento da notoriedade e reforço do potencial das insígnias mais recentes, como sejam a Zippy e a Área Saúde», salienta a empresa.

Para Nuno Jordão, CEO da Sonae Distribuição, «os excelentes resultados obtidos em 2007, com um crescimento de dois dígitos do volume de negócios e do cash-flow operacional e consequente aumento generalizado dos índices de rendibilidade, reforçam a nossa confiança na singular capacidade de execução da empresa», Além disso, o responsável máximo pela operação do retalho da Sonae SGPS refere que «a integração dos activos provenientes do Carrefour (Portugal), a abertura de 4 lojas Sportzone nos próximos meses no mercado espanhol e o lançamento de novos conceitos de retalho, são apenas alguns dos projectos que confirmam a vocação para o crescimento da Sonae Distribuição e nos levam a encarar o futuro com grande optimismo».

No que diz respeito ao resultado líquido da empresa, este ascendeu a 169 milhões de euros, fixando-se 9 milhões de euros acima do montante obtido no ano transacto – não obstante a compra de 100 milhões de acções próprias no montante global de 205 milhões de euros no final do exercício de 2006. Este desempenho traduz-se num crescimento de 15% do resultado líquido por acção.

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