Distribuição

Grandes cadeias europeias abusam do poder

Por a 5 de Março de 2008 as 2:00

retalho.jpgUm grupo de 439 deputados europeus revelaram-se preocupados com o potencial abuso de poder das grandes cadeias de distribuição da Europa. Numa declaração escrita, publicada no portal Agrisalon, os responsáveis alertam sobre as consequências negativas deste comportamento sobre o pequeno comércio, fornecedores, empregados e consumidores.

Em trinta anos, os supermercados na Europa cresceram bastante, oferecendo ao consumidor um vasto leque de produtos, com preços competitivos. Porém, pouco a pouco, as grandes cadeias foram absorvendo o pequeno comércio. Em 2005, na Alemanha, França, Suécia e Irlanda, 70% do mercado de alimentação estava dominado por cinco grandes cadeias de distribuição.

Nesta declaração, os deputados europeus revelam-se preocupados porque os supermercados se converteram no principal “ponto de acesso” dos agricultores e outros distribuidores para os consumidores. Esta situação permite que as grandes cadeias de distribuição abusem do seu poder de aquisição para forçar os fornecedores a baixar os seus preços até níveis insustentáveis.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *