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Mercados emergentes disparam vendas da Henkel

Por a 29 de Fevereiro de 2008 as 2:00

Henkel

A Henkel alcançou vendas superiores a 13 mil milhões de euros em 2007, mais 2,6% face ao exercício homólogo. As três divisões, detergentes e produtos de limpeza, cosmética e cuidado corporal e adesivos/tecnologia, contribuíram para os resultados.
Quanto ao resultado operacional (EBIT), cresceu 3,5% para 1,34 mil milhões de euros.

Nos mercados emergentes (Europa do Leste, Médio Oriente/África, América Latina e Ásia, excluindo Japão), a fabricante do detergente Persil registou o melhor desempenho e aumentou as vendas em 15,3% para 4,38 mil milhões de euros.

Apesar dos resultados, Ulrich Lehner, presidente do concelho de administração da Henkel, anunciou que vai levar a cabo um plano de reestruturação ao longo dos próximos quatro anos, que prevê o despedimento de três mil colaboradores, 7% da força trabalhadora, e a optimização dos processos industriais. «O objectivo é responder ao aumento dos custo de produção, à agressividade da concorrência, e garantir o crescimento sustentado da companhia nos anos que se avizinham».

O responsável anunciou ainda a grande prioridade da multinacional para este ano: a compra da divisão de adesivos e material electrónico da National Starch. O negócio, avaliado em quatro mil milhões de euros, aguarda aprovação das autoridades europeias competentes mas Ulrich Lehner prevê que esteja concluído no próximo 7 de Maio.

O presidente do concelho de administração da Henkel prevê fechar este ano com um aumento entre 3 a 4% nas vendas face aos resultados do ano passado, graças à «posição confortável que a empresa detém nos vários países onde opera», no total 125.

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