FMCG Marcas

Quebra de 30% na produção de azeitona em Trás-os-Monte se Alto Douro

Por a 18 de Fevereiro de 2008 as 2:00

azeitona.jpg

De acordo com informação avançada pela agência Lusa, a região de Trás-os-Montes e Alto Douro registou, na campanha de 2007/8, uma diminuição de 30% na produção de azeitona. Os olivicultores revelam contudo, que a excelente qualidade do azeite que já leva este produto aos Estados Unidos, Macau e Brasil está garantida.

Fonte da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) disse à Lusa que «a quebra de produção resulta das condições climatológicas adversas registadas ao longo de 2007, nomeadamente a fraca precipitação, ventos fortes e a ocorrência de fortes geadas na fase final da maturação e início da colheita».

António Branco, presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), considerou que a diminuição na produção de azeitona para azeite foi «muito significativa» e atingiu principalmente as zonas de Mirandela, Norte e Nordeste do distrito de Bragança e Sul do distrito de Vila Real.

«Nesta campanha o agricultor sofreu prejuízos elevados que não vai conseguir recuperar. As geadas prejudicaram imenso as árvores, que é necessário tratar agora para as recuperar para a próxima campanha o que representa também mais 30% de gastos com adubos», salientou António Branco à Lusa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *