FMCG Vinhos

Brasileiros gastam mais em vinhos importados

Por a 18 de Fevereiro de 2008 as 2:00

Vinhos em alta no Alimentar

De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), o consumidor brasileiro de vinho compra mais vinhos e gasta bem mais por garrafa a cada ano. Os últimos dados da entidade brasileira revelam que o mercado de vinhos no Brasil continua a registar um crescimento significativo, verificando-se uma subida nas importações de vinho de 19% em volume e 25% em valor, em 2007.

No período de 2002 a 2007, o acumulado das importações de vinho brasileiras, totalizam subidas de 229% em volume e 292% em valor, com uma base de partida de 59 milhões de dólares (40,4 milhões de euros) em 2002, prevendo-se que ultrapasse, em 2008, os 200 milhões (140 milhões de euros).

Os dados da IBRAVIN indicam que, nos últimos 6 anos, o consumidor brasileiro triplicou o consumo de vinho chileno (actualmente líder com 18,9 milhões de litros) e quadruplicou o de argentino (vice-líder com 16,2 milhões de litros). Mais do que o aumento de consumo, registou-se também um incremento na qualidade do que se compra e um aumento no valor pago por cada garrafa (hoje 27% em média mais que 2002).

O número de marcas disponíveis também cresceu imensamente. Segundo admitiu Manuel Chicau, proprietário da importadora Adega Alentejana, à “Gazeta Mercantil”, «a quantidade de marcas de vinho português no mercado brasileiro quase que duplicou todos os anos, nos últimos 4 anos». Mas esta explosão de marcas novas no Brasil é um fenómeno que não acontece apenas com os vinhos portugueses, admitindo vários analistas que o consumidor brasileiro ainda está em sua fase de descoberta e sempre em busca de novidades, de todas as origens.

A IBRAVIN conclui que 2007 foi mais um ano muito positivo para o mercado do vinho no Brasil e que esta praça é um negócio com potencial e muito competitivo, mas que está longe de ter atingido o seu limite. Mesmo com o aumento anual no volume de vinho importado no Brasil, o consumo per capita não aumenta, já que a população é imensa se desenvolve a taxas semelhantes. «Se se dividir o que se produziu e importou de vinho no Brasil em 2007 (315 milhões de litros) pela população brasileira (cerca de 184 milhões de habitantes), as contas atingem os 1,7 litros habitante/ano, ou seja: ainda há muito o que crescer!», admite a IBRAVIN.

De referir que, entre os países com maior evidência no que diz respeito à exportação de vinhos para o Brasil, encontram-se Chile, Argentina, Itália e Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *