Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Entrevista ao Director-Geral da PrimeDrinks

Por a 1 de Fevereiro de 2008 as 2:00

hipersuper205.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista ao Director-geral da PrimeDrinks, Denis Coubronne. Depois de conhecida a recente reestruturação que realizou, com a saída da accionista Caves Aliança, e o reforço do accionista Esporão e entrada da Aveleda no capital social da empresa, Denis Coubronne, revela que espera terminar o ano de 2008 próximo das 40 marcas, ou seja, reforçar o actual portfólio da PrimeDrinks em aproximadamente 10 marcas.

Na secção “Distribuição”, destaque para o Global Powers of Retailing, o Top 250 do retalho mundial. Se na liderança não se verificaram mudanças, com o primeiro lugar a pertencer à norte-americana Wal-Mart, Tesco e Metro trocaram de posições. No caso nacional, referência para as subidas da Jerónimo Martins (de 150.º para 138.º lugar) e Modelo Continente (de190.º para 183.º lugar). Destaque ainda para a entrada, pela primeira vez, de grupo russos e chineses, totalizando as vendas dos maiores 250 retalhistas do mundo, cerca3,25 triliões de dólares.

No “Alimentar”, entrevistámos Arménio Mendes, Country Manager da Dr. Oetker em Portugal, que nos revelou que a empresa alemã prepara-se para «dar cartas no sector», depois da compra da Pizzanova à Pescanova.

Também no “Alimentar”, a TNS analisa o mercado dos “Iogurtes”. A consultora revela que “Magro” e “Light” são os segmentos dominantes de uma categoria onde a luta entre fabricantes e marcas da distribuição é renhida.

No “Não Alimentar”, analisamos o mercados do “Cuidado Pessoal”. As parafarmácias e os espaços dedicados à saúde das grandes cadeias de distribuição conferiram uma lufada de ar fresco ao sector, concluindo-se que o consumidor agradece.

Para finalizar a secção “Não Alimentar”, a análise da GfK ao mercado dos “Ar Condicionados e Aquecedores” revela que, apesar da sazonalidade, o mercado do ar condicionado é visto como uma solução de climatização não apenas para combater o calor.

Destaque ainda para a apresentação da Alimentaria Barcelona 2008 em “Feiras”. De acordo com os responsáveis, «a Alimentaria é um salão de salões, em que as palavras-chave são inovação e internacionalização». Na realidade, falar da Alimentaria, é falar de uma feira composta por 15 salões, sendo que o maior é o dedicado aos vinhos.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “O que podemos esperar de 2008”, de Luís Ferreira (Personal Value), “Fruta e legumes minimamente processados: Qualidade”, de Joaquim Dias (GCT), “Opções” de Gonçalo de Sampaio (Associação Portuguesa dos Consultores em Propriedade Industrial – ACPI), e “Os verdadeiros motivos de uma mudança profissional: números ou desafio?”, de Catarina Carvalho (Hays Portugal).

Boas leituras e até daqui a 15 dias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *