FMCG Marcas

Produção de açúcar de beterraba acaba em Portugal

Por a 14 de Janeiro de 2008 as 2:00

A fábrica da DAI vai passar a ser apenas refinadora de cana de açúcar, deixando de produzir açúcar através de beterraba, notícia o Jornal de Negócios. Esta decisão foi tomada na sequência da reforma da Organização Comum de Mercado (OMC) do sector.A actual campanha de beterraba, que termina no Verão, será a última a ser processada pela DAI. Uma vez que esta é a única empresa em no País que comercializa açúcar de beterraba, acaba-se assim esta produção.

A razão apontada por José Cabrita, presidente da DAI, ao Jornal de Negócios prende-se com o facto de ter deixado de ser rentável para Portugal. Por este motivo, passaram também a refinar cana de açúcar importada há dois anos.

A Associação Nacional de Produtores de Beterraba (ANPROBE) caracteriza esta decisão como «abandono por abandono» e considera que isto será o fim da cultura. Acusa ainda o ministro da Agricultura, Jaime Silva de «destruir sozinho, aquilo que foram, pelos seis para construir». À DAI acusa de comodismo, por não aproveitar o exemplo do biocombustível.

A reforma da OCM do açúcar, em vigor desde 2006, tem o objectivo de diminuir excedentes na UE. A Comissão baixou os preços de referência à beterraba e concedeu incentivos aos agricultores e à indústria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *