FMCG Vinhos

Exportações francesas ultrapassam os 9 mil milhões

Por a 14 de Janeiro de 2008 as 2:00

champagne.jpgO valor das exportações francesas de vinho e bebidas espirituosas ultrapassaram os 9 mil milhões de euros em 2007. Os últimos dados disponibilizados pela Federation des Exportateurs des Vins et Spiritueux (FEVS) revelam que, nos primeiros dez meses de 2007, as vendas se situam entre os 9,2 e 9,5 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 9% face a igual período de 2006.

Cognac e Champagne são os líderes do ranking de exportações francesas, adiantando Philipe Casteja, director da FEVS, que os vinhos tranquilos também registaram uma forte performance.

Durante o período em análise, as exportações francesas cresceram em 9 milhões garrafas de Champagne, 12 milhões garrafas de Cognac e 67 milhões garrafas de vinhos tranquilos, revelam os dados da FEVS.

«Este é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos», admitiu Casteja ao decanter.com, adiantando ainda que «após anos de alguma dificuldade, quando os vinhos tranquilos, em particular, sofreram bastante, os produtores trabalharam o mercado e os consumidores responderam ao encontrar vinhos mais leves e frescos».

De referir ainda que as vendas de Cognac cresceram 16,9% em valor e que a performance do Champagne viu as vendas subirem 14,5%, aparecendo os Estados Unidos da América e Reino Unido como os principais mercados destinatários dos néctares franceses, seguidos da Alemanha, Bélgica e Japão.

A China, que ocupava até 2006 o 15.º lugar no ranking das exportações francesas, entrou, pela primeira vez, no Top 10.

Casteja concluiu que «2008 irá ser um ano mais difícil, com a forte valorização do euro e as já antecipadas dificuldades económicas de vários países».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *