FMCG Vinhos

Jaime Silva quer CVR´s do Centro unidas

Por a 10 de Janeiro de 2008 as 2:00

ministro.jpgÀ margem de uma reunião com empresários agrícolas, realizada recentemente no Porto, Jaime Silva, ministro da Agricultura, deixou claro que não aceitará candidaturas individuais apresentadas pelas Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) da região Centro, mais concretamente, Dão, Bairrada e Beira Interior.

À agência Lusa, o responsável pela reorganização da fileira vitivinícola nacional referiu que «é importante ter dimensão e só haverá parcerias para quem tiver dimensão», acrescentando que «estamos num mercado globalizado e não faz sentido apoiar projectos de pequenas regiões do País com pequenos envelopes financeiros. A nossa sobrevivência passa por juntar esforços».

Relembre-se que já em Fevereiro de 2007 (ver edição N.º 182 do Jornal Hipersuper), Jaime Silva admitia que «por vezes, existem casamentos de conveniência que têm mais sucesso e duram mais». Por altura da realização de um debate organizado pela Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE), Jaime Silva concluía que «o sector vitivinícola mundial já mudou e nós, se já estávamos atrasados, mais atrasados iremos ficar se este processo não estiver concluído o mais rapidamente possível».

De acordo com o ministro existem três grandes regiões no País: Verdes, Douro e Alentejo, admitindo que agora falta só saber se as Beiras e o Centro criam condições «para serem também grandes regiões».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *