FMCG Marcas

ARESP investe 7,5 milhões em Programa Selecção

Por a 28 de Novembro de 2007 as 2:00

seleccao.bmpA ARESP, em parceria com o Turismo de Portugal e em sintonia com a ASAE, relançou o Programa Selecção, que visa «criar uma rede de estabelecimentos de restauração que respeitem as boas práticas em higiene e segurança alimentar, para estarmos em sintonia com a lei», afirmou Carlos Moura, coordenador do Programa Selecção, na apresentação aos jornalistas.

Com um orçamento de 7,5 milhões de euros, a entidade pretende distinguir cerca de 10 mil entidades até 2012. Até ao final de 2007, o programa terá o apoio financeiro do Turismo de Portugal (PIQTUR), mas a partir de o inicio do ano que vem, será autofinanciado. Serão os estabelecimentos a pagar pelo processo a desenvolver para obter a distinção Selecção, o valor é de 300 euros.

Para se candidatar, o estabelecimento tem de ser licenciado pela Câmara Municipal. Após a inscrição, será alvo de uma auditoria de avaliação, de acordo com uma lista de verificação semelhante à ficha técnica da ASAE.

Desta vistoria, resultará um relatório com informações sobre higiene e saúde dos colaboradores, higiene das instalações, equipamentos e utensílios, higiene na preparação e confecção dos alimentos, segurança no trabalho e manutenção de sistemas contra incêndios.

Se o estabelecimento não cumprir a totalidade dos requisitos mínimos, ser-lhe-á proposto um Programa Individual de Melhorias (PIM). Neste caso, «o valor a pagar será estabelecido de acordo com algumas regras estabelecidas entre a ARESP e o empresário», explicou Carlos Moura.

Mas se o estabelecimento estiver de acordo com os requisitos nacionais e europeus (HACCP e formação) ser-lhe-á entregue um diploma que o identifica como um membro da rede Selecção.

Até ao final deste ano, a ARESP quer ter mil estabelecimentos na rede Selecção. Nos anos seguintes, pretende continuar a aumentar, até chegar aos dez mil dentro de cinco anos.

O programa Selecção teve a sua origem em 2004, aliás, inicialmente a designação era Selecção 2004, a propósito da realização do Campeonato Europeu de Futebol. Em 2005 e 2006 houve uma paragem para reequacionar o projecto e alterar o formato.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *