Não Alimentar

IKEA tem 10 projectos para o País

Por a 12 de Novembro de 2007 as 2:00

IKEA cresce 17%Abrir mais cinco lojas, dois centros comerciais e três fábricas. É o plano de expansão da cadeia retalhista sueca que implica um investimento de 660 milhões de euros e a criação de 4.000 postos de trabalho directos no País. O número de visitantes, quase seis milhões, que as lojas de Alfragide e Matosinhos já receberam até hoje, não é certamente alheio a este ambicioso projecto de crescimento.

A retalhista sueca atingiu um volume de negócios global próximo dos 20 mil milhões de euros no exercício fiscal findo em 31 de Agosto. A facturação representa um crescimento de 14% face ao exercício homólogo. Mais de 80% das vendas de móveis e artigos de decoração para o lar são feitas no continente Europeu. Alemanha, Estados Unidos e França, respectivamente, lideram o ranking em volume.

Quanto ao número de lojas, a IKEA inaugurou 21 unidades distribuídas por 11 países. No final do exercício, detinha um parque de 260 lojas em 36 países, a grande maioria franchisadas. O grupo sueco emprega 118 mil colaboradores e trabalha com 1350 fornecedores instalados em 50 países.

No que diz respeito ao exercício corrente, o primeiro passo da estratégia foi reduzir em 10% os preços dos produtos face ao primeiro ano de actividade em Portugal. É prioritário «optimizar todos os custos envolvidos no produto, como o design, método de produção, materiais e transporte de forma a oferecer o preço mais baixo», explica em comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *