Não Alimentar

IKEA mais rápida e eficiente em armazém

Por a 9 de Novembro de 2007 as 2:00

Ikea vai criar centro comercial em MatosinhosA retalhista IKEA iniciou o projecto de implementação do sistema GS1, uma “linguagem” comum e única para identificar produtos e serviços, nos seus armazéns espalhados pelo Mundo e em 400 fornecedores da cadeia sueca. O programa vai permitir controlar 20 milhões de metros cúbicos de mercadoria anualmente.

A decisão surgiu após um piloto que decorreu nos armazéns da multinacional localizados em Älmhult e Torsvik e três dos maiores fornecedores da retalhista.

Entre os benefícios do sistema GS1, destacaram-se a redução em 44% do tempo de descarga de um camião e a duplicação da capacidade da área de recepção da mercadoria. «Quando o armazém recebia as paletes, estas ficavam espalhadas na área de recepção à espera de serem processadas. No piloto, o código de barras da palete (GS1-128) passou a ser lido quando a mercadoria era descarregada, permitindo a sua recolha imediata pelo operador», explica um comunicado da GS1 Portugal Codipor.

O próximo passo é alastrar o projecto às lojas IKEA e aos restantes fornecedores (mais 500). Em carteira está a aposta no RFID (Identificação de Rádio Frequência) para «melhorar a rastreabilidade, os relatórios de expedição e o controlo de inventário».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *