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SAP ajuda retalho

Por a 2 de Novembro de 2007 as 18:30

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O parque de lojas da Jerónimo Martins é gerido com a ajuda do software de gestão da SAP. A grossista GCT, os fornecedores da Wal-Mart, e a retalhista Metro também adoptaram esta aplicação. O Hipersuper foi saber porquê

Dá pelo nome SAP for Retail e nasceu há mais de três décadas. O software de gestão empresarial do grupo alemão têm vindo a ser alvo de aperfeiçoamentos e actualmente é trave mestra na gestão de algumas das maiores cadeias de distribuição. A solução tem seis componentes principais e abarca todas as áreas empresariais. A saber: gestão de operações, de loja e canal, de categorias, de compras e fornecedores, de receita e, por último, gestão da cadeia logística. A partir do ano passado, SAP para o Retalho está dotada também de uma solução para gerir a frente de loja, que antes se confinava à gestão do backoffice.

A forte aposta em investigação é a grande mais valia da SAP, afirma Ilda Freitas, principal Business Development. Inserir na solução os processos que reflectem as melhores práticas do sector é prioritário. Para isso, a equipa de investigação da SAP mantém contacto frequente com operadores, associações e outras entidades que constituem o sector da distribuição. «Se uma empresa identifica X como uma necessidade, então, é uma necessidade». São estes “parceiros” que ajudam no melhoramento da aplicação, que a testam e a validam. Por estas razões, Ilda Freitas assegura que optar por esta solução é adquirir um conceito de negócio, as práticas mais adequadas e recomendadas ao sector.

A título de exemplo, aponta vícios e hábitos desaconselhados. Tarefas que não oferecem valor acrescentado e processos não optimizados. «As empresas conseguem mais em menos tempo e com menor investimento».

Ilda Freitas destaca a importância da componente analítica da aplicação. «A dinâmica do mercado é grande, as pressões também, e é muito importante a rapidez na resposta». Se há uma crise de importação, por exemplo, o retalhista deve ser imediatamente informado. «Esta informação só pode ser usada a favor do retalhista se a tiver o mais cedo possível. É isto que a aplicação da SAP fomenta», através da partilha da informação em tempo real.

A pró-actividade do sistema é mais uma vantagem da solução. Sempre que surgem novas informações, o próprio software emite alertas, quer por e-mail quer através de SMS.

Acelerar implementação

Para responder às necessidades das médias empresas, com menor capacidade de investimento, a SAP concebeu All In One. A solução é desenvolvida em parceria com a própria empresa e tem como principal objectivo agilizar o processo de implementação. Ilda Freitas alerta que, regra geral, esta última fase «tem um custo maior do que o próprio licenciamento». A duração de implementação depende dos recursos envolvidos e do tempo que dispõem mas a SAP «em dois meses põe a solução a trabalhar, o que faz muita diferença face a 6 ou 8».

Cinco ex-trabalhadores da IBM deram as mão para criar a SAP em 1972. A empresa sempre se dedicou ao desenvolvimento e comércio de software de gestão e actualmente conta com milhares de clientes espalhados pelos quatro cantos do Mundo. Em Portugal, iniciou actividade em 1992, mas só seis anos depois se tornou empresa autónoma no mercado nacional. Actualmente, factura 53,8 milhões de euros em Portugal e, detém, enquanto fornecedor de soluções de software empresarial, 50% de quota de mercado.

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