FMCG Marcas

Aumentos de preços da Danone estendem-se a Espanha

Por a 22 de Outubro de 2007 as 2:00

Danone caça talentosDepois de ter anunciado um aumento de preços nos seus produtos no mercado francês, avançando com valores entre os 10 e 15%, é agora a Espanha que vê os preços subirem.

O presidente do gigante francês, Franck Riboud, reconheceu recentemente que a companhia prevê aumentar os preços dos produtos nalguns países, nomeadamente, Espanha, Rússia e Brasil no ordem dos 10,5%, situação que acontecerá já no próximo mês de Novembro em França.

«Aumentaremos os preços dos nossos produtos lácteos nos países em proporções comparáveis», assegurou Riboud numa entrevista publicada no diário espanhol “Echos”. Por detrás do aumento dos preços está, principalmente, o custo do leite nos últimos meses que repercutirar-se-á por completo no próximo ano, embora o presidente da Danone aponte outros motivos. «A publicidade incrementa os preços em 6 a 7% a cada ano, os plásticos, o transporte são outras das causas que teremos de ter em conta», garante Riboud.

Até à data, a filial espanhola afirma não ter qualquer conhecimento acerca do aumento de preços dos produtos lácteos da Danone no país.

No final da entrevista ao jornal espanhol, Riboud assegurou que a responsabilidade da fixação dos preços das marcas recai sobre o grupo de alimentação e não sobre as cadeias de distribuição, «embora, em última instância, seja posteriormente o consumidor que elege». Na opinião de Riboud, é questionável que «o aumento em alguns cêntimos de euros no preço, por exemplo, nos iogurtes, possa destabilizar os orçamentos domésticos, já que somente 14% do gasto dos lares corresponde a Alimentação».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *