FMCG Marcas

O novo “Omni Consumidor ” chegou

Por a 19 de Outubro de 2007 as 8:00

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Consumidores mais preocupados e informados, ou “Consumidores Omni”, levam a que as empresas de bens alimentares passem a apostar em estratégias de “Total Transparência com Valor”. 

São preocupados, têm maior capacidade de decisão e melhor acesso às tecnologias. Estes são os “Consumidores Omni”, uma nova geração de compradores, identificados num estudo da IBM intitulado “Estabelecer a Confiança Através da Transparência”. Este baseou-se em sondagens de opinião e contou com 1.676 consumidores dos Estados Unidos e do Reino Unido.

O resultado revelou que o nível de informação que as empresas de bens de consumo disponibilizam no conteúdo, origem e impacto ambiental dos seus produtos, influencia o índice de confiança nessas companhias. Aliás, cerca de 70% dos inquiridos mostrou pouca confiança em relação ao que é escrito nas embalagens dos produtos alimentares de marca sobre os benefícios de saúde e bem-estar e impacto ambiental.

Quase metade dos consumidores que foram consultados estão mais preocupados com a segurança, e cerca de dois em cada cinco afirmam que é esse factor que os faz optar por uma marca em detrimento de outra.

De notar que perto de 60% dos inquiridos têm mais conhecimento sobre os conteúdos dos produtos alimentares hoje em dia, do que há dois anos. Apesar disso, 72% ainda quer saber mais sobre: a fonte, os métodos de produção e os conteúdos dos produtos alimentares embalados à venda.

Saúde e bem-estar
«Claramente, os factores que influenciam os comportamentos dos consumidores alteraram-se radicalmente nos últimos cinco anos». afirma Bill Gilmour, Global Consumer Products Lead da IBM Global Business Services. «Enquanto o produto, a embalagem e a marca permanecem elementos fundamentais, a sua importância foi superada por um conjunto de outros factores. O consumidor omni procura produtos que forneçam benefícios suplementares de saúde e de bem-estar em conjunto com uma compreensão do impacto desses produtos nos indivíduos, na sociedade e no ambiente», explica.

O novo estudo da IBM sugere que as empresas desenvolvam planos para uma Total Transparência com Valor, baseando-se na sua visão de marca, para se posicionarem à frente da competição.

Isto pode passar por novos sistemas que salvaguardem a distribuição alimentar e garantam a confiança e transparência necessárias para incutir segurança nos consumidores. Estas protegem e dão maior poder às marcas individuais das empresas.

De acordo com o relatório, «o sistema de ligação entre as cadeias de abastecimento físicas e informativas, em conjunto com uma abordagem aos agentes envolvidos mais relevantes», é fundamental para criar um sistema de Total Transparência com Valor.

«Até à data, a maioria dos investimentos em transparência foram conduzidos pela regulamentação legislativa», explica Tom Peterson, General Manager, IBM Consumer Products Industry.

O especialista recomenda que as empresas adiram a estas iniciativas, «transpondo a postura defensiva, e as impulsionem para o fortalecimento da marca». Isto irá permitir melhor protecção das suas marcas contra contaminações, falsificações e recolha de produtos do mercado. «Ao mesmo tempo, desenvolve uma plataforma para restaurar a confiança dos consumidores e entrar de forma agressiva em novos segmentos de alto valor, como produtos alimentares orgânicos e saudáveis. A época do consumidor omni requer um compromisso mais profundo em relação à transparência e as empresas que procurarem esse objectivo irão obter uma clara vantagem competitiva», termina.
Consumidor Omni:

Omnisciente – Informado, consciente e preocupado com os produtos.

Omnipotente – Tem o poder e a capacidade de ligar e desligar-se das mensagens de marketing.

Omnipresente – Procura os produtos através de inúmeros e crescentes canais.

Omnívoro – Consome maior variedade de produtos.

Omniforme – Não se insere em padrões ou descrições.

O que o Omni Consumidor pergunta perante:

Produto e embalagem

  • Traz algum beneficio para a saúde?
  • Contém transgénicos, gorduras, cereais integrais, amendoim, etc?
  • A embalagem é reciclável?

Retalhista

  • Tem produtos saudáveis e orgânicos em stock?
  • Os empregados são pagos de forma justa?
  • Que informação de produto está
    disponível?
    D Sinto-me bem ao fazer compras neste lugar?

Empresas de bens de consumo

  • É ambientalmente sensível?
  • O que é que as organizações não-governamentais dizem?
  • A administração é responsável?
  • As acções são coerentes com a mensagem?

Produtores

  • Como é que os animais são tratados?
  • Os produtores são pagos de forma justa?
  • A colheita é sustentável?
  • Quem é que certifica a operação?

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