Veículos

Volvo produz sem poluir

Por a 15 de Outubro de 2007 as 2:00

conceitos volvoAté 2020, as emissões de dióxido de carbono têm de ser reduzidas em 20%, segundo os objectivos definidos pela União Europeia (UE). A Volvo Trucks antecipou-se e já pode apresentar a primeira fábrica de veículos no mundo que está totalmente isenta de dióxido de carbono. Centrais de energia eólica e uma instalação de produção de biomassa no local satisfazem a maior parte das necessidades energéticas da fábrica localizada em Ghent, a maior unidade de produção da Volvo Trucks na Europa.

«Antes de iniciarmos este projecto estávamos convencidos de que a produção isenta de dióxido de carbono iria implicar um aumento dos custos, uma consequência que estávamos preparados para aceitar», afirma Lars Mårtensson, director Ambiental da Volvo Trucks. «No entanto, podemos já constatar que a longo prazo iremos poupar dinheiro. Portanto, posso recomendar convictamente a outras empresas para considerarem a adopção de medidas semelhantes para contribuir para a redução do desgaste ecológico».

Para mostrar ao mundo que mesmo uma fábrica de camiões pode funcionar sem quaisquer emissões de dióxido de carbono, a Volvo Trucks lançou um projecto de vulto em 2005 para investigar o consumo de energia no processo de produção. Já é possível ver resultados concretos.

«Na realidade, tudo começou com uma competição não oficial entre três das nossas fábricas – as fábricas de Umeå e Tuve na Suécia e de Ghent na Bélgica», revela Lars Mårtensson. «A fábrica de Ghent atingiu primeiro o seu objectivo. E agora não são apenas as fábricas de Umeå e Tuve que estão nesta competição – os resultados de Ghent também deram azo a uma verdadeira corrida contra o dióxido de carbono nas nossas restantes unidades de produção».

A Volvo Trucks tem como objectivo reduzir para metade o seu consumo de energia por cada camião fabricado e espera, já no próximo ano, reduzir este valor em 25%. No que diz respeito às operações totais da empresa, a utilização de energia isenta de dióxido de carbono será duplicada até 2010.

«Estamos absolutamente conscientes dos problemas ambientais que temos actualmente no mundo e estamos a trabalhar para reduzir as emissões de dióxido de carbono, tanto nas unidades de produção como nos veículos», explica Claes Nilsson, presidente da Divisão da Europa da Volvo Trucks.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *