Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – «Produto certo na prateleira certa ao preço certo»

Por a 12 de Outubro de 2007 as 2:00

hipersuper198.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista ao Managing Director da ECR Portugal, David Russel que assegura que através das técnicas do movimento ECR (Efficient Consumer Response), as empresas e a própria cadeia de abastecimento podem aumentar receitas e reduzir custos.

Na secção “Distribuição”, destaque ainda para uma pesquisa realizada pelo The Economist Intelligence Unit que conclui que a qualidade do serviço prestado pelos retalhistas está a tornar-se cada vez mais um factor-chave no processo de fidelização de clientes.

No “Alimentar”, analisamos o mercado do arroz. Portugal tem o consumo anual de arroz mais elevado da Europa. Porém, o preço ao produtor está a subir, o que se traduzirá em aumentos entre os 15 e 20% cêntimos por quilo para o consumidor.

Ainda no “Alimentar”, após 30 anos de actividade, a Brasfrut é uma das principais empresas no mundo das polpas de fruta. Representada em Portugal pela Casa da Fruta, a estratégia da empresa passa por reposicionar o produto, colocando-o à disposição, tanto no Horeca como no retalho Alimentar, de forma a continuar a crescer 10% ao ano.

Além de fazermos referência ao facto dos refrigerados da Milaneza terem crescido 35%, damos a conhecer o “Omni Consumidor”. Mais preocupados e informados, estes consumidores “omni” levam a que as empresas de bens alimentares passem a apostar em estratégias de “Total Transparência com Valor”.

No “Não Alimentar”, a TNS eurotest analisa o mercado “Pet Food”. De acordo com a análise da TNS eurotest, o total do mercado de Pet Food alcançou 45% de penetração, ou seja, quase 1 em cada 2 portugueses efectuou, no mínimo, uma compra deste tipo de produto.

Analisado no “Não Alimentar” foi também o mercado de “Periféricos de Informática”. A GfK revela que o último trimestre de cada ano corresponde invariavelmente ao ponto alto na venda destes produtos no mercado português.

Ainda na secção “Não Alimentar”, instalada em Benavente há sete anos – comemorando este ano 40 primaveras – a Silvex tem em carteira um projecto de expansão da unidade industrial para partir à conquista da Europa central.

Isto além das diversas opiniões: “A chave da expansão” de Nuno Martins de Freitas (Michael Page International), “FED obrigado a descer taxas de juro” de Alexandre Mota (Golden Assets), “Novos rumos da segurança alimentar” de Joaquim Dias (Engenheiro Alimentar) e “As Patentes de Inovação” de João Paulo Mioludo (Furtado Marcas e Patentes).

Além disso, o Conselho dos Notáveis opinou sobre se a possível deslocalização da Comissão Executiva para a Polónia, venda da Plus alemã por parte da Tengelmann, menos 100 mil postos de trabalho no comércio, as políticas ambientais no retalho, a venda da Vin&Spirit e, finalmente, a venda de vinho na Internet em Espanha.

Boas leituras!

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