Veículos

Fiat e PSA Peugeot Citroën lançam novo conceito de comercial compacto e económico

Por a 8 de Outubro de 2007 as 2:00

peugeot.jpgSérgio Marchionne, administrador-delegado da Fiat, Christian Streiff, presidente do Grupo PSA Peugeot Citroën, Mustafa V. Koç, presidente da Holding & Tofas e Ali Pandir, Presidente da Tofas, inauguraram, na passada Quinta-feira, na fábrica da Tofas, de Bursa (Turquia), uma linha de produção destinada a um novo tipo de comercial de entrada de gama.

Estes novos comerciais foram desenvolvidos em conjunto pela Fiat, PSA Peugeot Citroën e a Tofas. Estes comerciais constituem uma oferta totalmente inédita no mercado das furgonetas devido ao seu tamanho, às suas prestações e ao seu estilo.

De dimensões exteriores reduzidas, 3,86 metros de comprimento, estes furgões compactos surpreendem pelas dimensões interiores optimizadas, oferecendo um volume de carga de 2,5 m3. O espaço de carga pode ser aumentado para 2,8 m3 e o comprimento útil pode atingir 2,5 m graças a um lugar de passageiro escamoteável.

«Funcionais, estes veículos dispõem de um espaço de carga cúbico cujo acesso é facilitado pelas portas traseiras de batente e laterais deslizantes de grandes dimensões e um limiar de carga de altura óptima. A cabine moderna, espaçosa e luminosa, privilegia tanto os aspectos práticos e funcionais como a ergonomia, o bem-estar e o conforto para uma utilização profissional intensa. Os equipamentos de conforto, como a direcção assistida, e de segurança, como o ABS ou o airbag do condutor, são de série. Estão também disponíveis muitos outros equipamentos característicos de segmentos superiores como, por exemplo, a ajuda ao estacionamento, o fecho autónomo da cabine, o espaço de carga», refere o comunicado desta joint-venture.

As motorizações gasolina e diesel comprovadas, económicas em carburante e respeitadoras do ambiente (119 g de CO2/km nas motorizações diesel), contribuem para um custo de utilização vantajoso.

A comercialização destes veículos sob a designação de Fiat Fiorino, Citroën Nemo e Peugeot Bipper, vai decorrer a partir do final de 2007. Esta nova gama de utilitários exigiu um investimento global de 380 milhões de euros, dos quais 190 milhões de euros pela R&D. A produção é assegurada pela Tofas, na sua fábrica de Bursa, na Turquia, que dispõe de uma capacidade industrial de 158.000 veículos/ ano.

Construtor automóvel mais importante da Turquia, a Tofas é detida em conjunto pela Fiat e Koç. Com estas novas furgonetas, a FIAT e a PSA Peugeot Citroën não só aprofundam a sua cooperação histórica, como completam a sua oferta de veículos comerciais. Este lançamento ocorre apenas alguns meses após a renovação conjunta das gamas de grandes furgões (Fiat Ducato, Citroën Jumper, Peugeot Boxer) e de furgões compactos (Fiat Scudo, Citroën Jumpy, Peugeot Expert).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *