Veículos

Espírito pick-up

Por a 21 de Setembro de 2007 as 9:00

strakar

Com uma quota de mercado de 33% nas pick-up (ano 2004), a renovada Mitsubishi L200 Strakar conta, de acordo com as contas do construtor, com um parque circulante de mais de 35 mil unidades no nosso País. Com o novo modelo, a Mitsubishi espera reforçar a sua posição num mercado cada vez mais competitivo

Concebida para uso profissional, a Mitsubishi L200 Strakar foi adaptada como carro de dia-a-dia de muitos consumidores, depois de lhe terem sido introduzidos diversos items de conforto e design que conferiram a esta pick-up um estilo atraente, seja em estrada ou fora dela.

Com um objectivo de vendas de mais de 35.000 unidades por ano na Europa, a nova L200 representa, de acordo com o construtor, «a aposta da Mitsubishi Motors no mercado europeu de pick-ups tão densamente povoado e exigente».

6+9+2
A nova aposta europeia da Mitsubishi conduziu o construtor a seis grandes objectivos: manter a herança da pick-up da Mitsubishi de durabilidade e fiabilidade, definir a segurança activa e passiva como principal prioridade, alta qualidade, facilidade de utilização que os clientes podem sentir através de uma oferta substancial de produtos, redução do número de peças através de uma utilização crescente das mesmas peças em todas as versões, e, finalmente, oferecer um exterior e interior moderno e funcional.

Mas mais do que os seis grandes objectivos traçados pela Mitsubishi, a nova aposta na L200 traduz-se em nove áreas principais de desenvolvimento, oferecendo o novo modelo, além de um estilo mais desportivo, cabine espaçosa, performances dinâmicas, segurança activa e passiva melhoradas, maior capacidade de manobra, melhor condução e conforto, durabilidade e fiabilidade, qualidade do produto e facilidade de utilização.

Tendo já abordado o “6” e o “9”, o “2” diz respeito a conceitos de produto disponibilizados aos clientes europeus com a nova L200, nomeadamente com o “ACT” ou Active Comercial Truck (“Pick-up Comercial Activa”), que oferece funções básicas relacionadas com o trabalho e integradas na versão Cabine Simples; e o “ART” ou Active Recreational Truck (“Pick-up de Lazer Activa”), que reúne estas funcionalidades básicas das pick-ups, mas que explora ainda a nova orientação para utilização pessoal e de lazer, integrando as carroçarias Club (alargadas) e Cabine Dupla.

Constituída por dois elementos em separado (cabine e caixa de carga), tendo esta última tendência para criar um elevado grau de turbulência, as pick-ups apresentam um desafio constante para os especialistas em aerodinâmica. No caso dos designers e engenheiros da Mitsubishi Motors foi feito um grande esforço para aperfeiçoar a forma e ultrapassar os problemas inerentes à linha do tejadilho, pilar A, cantos do pára-choques e recorte superior do guarda-lamas, entrada de ar frontal e guarda-lamas dianteiro e traseiro.

Interior em forma de onda
O interior da L200 Strakar respeita a mesma filosofia do exterior, acabando com o design obrigatório em forma de caixa/bloco normalmente utilizado em pick-ups, em formas arredondadas, apresentando uma consola central arrojada e um pouco futurista, alojando os controlos do ar condicionado, entrada de ar e computador de bordo.

Concebido a pensar no condutor, o painel de instrumentos continua assim fiel ao espírito da pick-up, utilizando materiais resistentes. Em todas as versões a Mitsubishi fez um grande esforço para proporcionar aos passageiros da L200 um bom nível de conforto.

Novo motor
Em relação à motorização da L200 Strakar, a Mitsubishi dotou o novo modelo com um novo motor, considerado pelo construtor como «o ponto mais forte da nova L200», graças ao valor superior do seu binário (+31%) em regimes baixos, relativamente à L200 anterior.

Assim, a nova L200 possui um novo motor turbo-diesel 2.5 DOHC common-rail com sistema de injecção directa capaz de debitar 136 cv às 4.000 rotações, permitindo à L200 atingir velocidades na ordem dos 170 km/h com um consumo de combustível (combinado) de 8,6 litros. Com uma potência claramente situada na média do mercado – mesmo entre os 102 cv da Toyota Hilux e os 174 cv da Nissan Navara – a nova L200 é, de acordo com a Mitsubishi, a única pick-up de 1 tonelada a cumprir a norma Euro-4.

Com uma caixa de 5 velocidades cujo sistema de transmissão em forma tubular aumenta a rigidez, contribuindo assim para uma fiabilidade melhorada e menos ruído, existe ainda uma unidade automática de 4 velocidades controlada electronicamente, com imobilizador do conversor de binário.

De referir que a Mitsubishi L200 Strakar possui para uma utilização comercial caixa de carga com capacidade para paletes standard UE, caixa de carga com dupla parede galvanizada, porta traseira que pode ser rebaixada 180 graus (de acordo com a versão) para carregamento com empilhadora, válvula de aplicação de Força de Travagem em Função da Carga (LSPV) de série para uma travagem segura. Além disso, a garantia anti-corrosão é de 12 anos, sendo os intervalos de manutenção de 20.000 km/12 meses, quando na anterior versão da L200 era de 7.500 km/6 meses.

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