FMCG Marcas

Preço do pão aumenta até ao final do ano

Por a 7 de Setembro de 2007 as 2:00

Pão PanikeO preço do pão já subiu 25% desde o início do ano e a tendência é para que continue a aumentar, quem o diz é o presidente da Associação do Comércio e da Industria, Carlos Alberto Santos, ao Jornal de Negócios.

O preço do trigo atingiu o valor mais alto de sempre, de acordo com o jornal referido. Na Zona Euro, o preço da tonelada chegou aos 293,75 euros, o que representa um aumento de 124% em relação ao principio do ano (131 euros). Nos Estados Unidos também houve um aumento de 67% do preço desta matéria-prima, face ao inicio do ano.

Esta subida originou o encarecimento da farinha de trigo. Segundo o responsável da ACIP, no espaço de um ano o preço da farinha de trigo aumentou cerca de 30%, situando-se actualmente entre os 362 e 365 euros. Julho e Agosto foram os meses que registaram os preços mais elevados, com um aumento do preço do pão entre 10 a 15% junto dos consumidores finais.

O aumento do incentivo à produção e consumo de biocombustível estão na origem deste aumento exponencial do preço. Segundo Carlos Alberto Santos é «mais rentável vender cereais para biocombustíveis do que para a alimentação», uma vez que as gasolineiras pagam mais pela matéria-prima. A este factor junta-se o mau ano de colheitas. A solução pode passar pela utilização de cereais transgénicos para a produção de combustíveis.

Segundo as estimativas do Departamento da Agricultura dos EUA, a produção mundial de trigo deverá cair para os 114,8 milhões de toneladas este ano, o que será o ano mais fraco desde 1982. Esta escassez de oferta origina a que muitas associações de moagem se previnam e comprem várias toneladas de trigo. Consequentemente o preço sobe ainda mais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *