FMCG Vinhos

Polícia descobre fraude vínica em Itália

Por a 29 de Agosto de 2007 as 2:00

As polícias italiana e alemã descobriu um operação de contrafacção internacional de vinhos, envolvendo néctares de topo italianos. As autoridades dos dois países desactivaram um negócio que fazia vinhos de Puglia e Piedmont serem vendidos como néctares provenientes de Brunello di Montalcino, Amarone e Chianti, numa operação onde o vinho passava a fronteira italiana em direcção à Alemanha onde posteriormente o vinho recebia selos DOC e DOCG, bem como rótulos falsos de produtores conhecidos, assim como de adegas inexistentes.

Fonte da polícia italiana revelou à imprensa transalpina que «o vinho era vendido nos supermercados, restaurante e Internet», adiantando que «nalguns casos, vinhos com valor inferior a 2 euros eram vendidos ao público a mais de 100 euros».

«Recorde-se que é ilegal transportar vinhos sem rótulo através de fronteiras europeias», revelou fonte da polícia alemã, «mas devido ao Acordo de Schengen (que elimina sistematicamente o controlo em muitas das fronteiras do espaço europeu), torna-se muito difícil efectuar o controlo de forma eficaz».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *