Outras Opiniões

Competir com os melhores: França

Por a 29 de Junho de 2007 as 8:00

 manuel nevoa

Em apontamento anterior, neste mesmo espaço, tive oportunidade de efectuar uma breve reflexão sobre a importância das feiras para o sucesso empresarial.

Socorri-me então dos dados referentes à actividade das empresas alemãs, que revelam uma notável pujança na adesão a esta forma de comunicação de marketing, com evidentes impactos positivos na actividade comercial.

Competir com os melhores e no terreno de eleição dos melhores é uma estratégia, cuja implementação não está, certamente, ao alcance de todos. No entanto, as empresas que assumam esse desafio – e que para ele se preparem consciente e convenientemente – tirarão enormes benefícios a médio e longo prazo, garantindo assim a manutenção da sua existência.

Nesta óptica, parece-me oportuno fazer uma breve incursão sobre o mercado agro-alimentar, que tem na França um dos seus expoentes máximos. Atentemos nos seguintes números, recentemente divulgados num seminário promovido pela CCILF (Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa):

A França é a sexta potência económica mundial

É o maior produtor exportador europeu – e o segundo mundial – de bens agro-alimentares

Cerca de 70% das suas trocas comerciais são realizadas no âmbito da União Europeia

Os mais de 62 milhões de habitantes, incluem uma significativa parcela de consumidores com elevadas exigências de qualidade e preocupações com a segurança alimentar

Dispõe de uma moderna e competitiva indústria de distribuição

Não é de estranhar que um mercado desta importância e dinamismo acolha grandes feiras da indústria agro-alimentar, desde logo se destacando o SIAL, uma das maiores feiras mundiais do sector, ou a VINEXPO, referência mundial no sector dos vinhos.

Várias dezenas de empresas portuguesas, com mais ou menos apoios, têm marcado presença regular nestas e noutras feiras, realizadas em França. Olhando à persistência de participação, será de concluir que os resultados são compensadores.

Às empresas que ainda não assumiram esse desafio, mas que o considerem no seu horizonte próximo, recordo que há várias Entidades e Empresas a quem podem recorrer para garantir o sucesso do investimento.

Para além dos Organismos oficiais, permito-me aqui destacar, o notável trabalho que a CCILF vem desenvolvendo, organizando diversas acções que muito contribuem para ajudar as empresas portuguesas a competir com sucesso neste exigente e relevante mercado que é a França.

Manuel P. Névoa, Director de Marketing da Construtora da Ferraria

[email protected]

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *