Poças Vinho invade China
A Poças Vinho quer exportar 300 mil euros em vinhos do Douro e Porto nos próximos três para a China. Para o efeito, a vinícola nacional já estabeleceu uma parceria com a maior distribuidora de vinhos estrangeiros no mercado chinês – a Montrose Wines – e está a preparar o lançamento oficial da marca que vai ter lugar em Outubro.
Em declarações à Lusa, Pedro Poças Pintão, director comercial da Poças Vinho, sublinhou que a aposta na China constitui apenas o primeiro passo do projecto de internacionalização da empresa para o continente asiático. A Índia é a próxima meta, e os contactos para seleccionar os distribuidores já estão em curso.
«Os mercados tradicionais europeus estão saturados, e os mais recentes palcos de crescimento, como os Estados Unidos e Canadá, vêm já demonstrado tendências de saturação», justifica.
No primeiro semestre de 2006, as importações vinícolas chinesas cresceram 88%, cifra expressiva num país que regista um consumo per capita de 0,3 litros. Chile, Austrália, França e Itália são os principais fornecedores, no entanto as marcas chineses lideram o mercado, com 80% da quota de mercado, por força dos baixos preços.